domingo, 23 de fevereiro de 2014

Sistema solar 9º ano

10 comentários:

  1. O sistema solar sempre foi muito importante para os humanos. Antigamente, as pessoas utilizavam como meio de medir o tempo, controlar o plantio e a colheita. Um tempo depois, surgiu o modelo geocêntrico apresentado por Cláudio Ptolomeu, que sugeria que a Terra era imóvel e que todos os planetas, o Sol e a Lua giravam em torno da Terra.
    No modelo heliocêntrico por Nicolau Copérnico, mostrava a teoria atual, que era o Sol no centro do universo e que os planetas giravam em torno dele num movimento circular.
    Ele sugere que a ordem dos planetas é: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão. Depois Plutão foi desconsiderado um planeta e foi reconhecido como um planeta-anão.

    Maria Alice

    ResponderExcluir
  2. Hoje em dia, necessitamos da luz solar para várias coisas. Mas parando para pensar, podemos perceber que pessoas que viveram a muitos anos atrás também necessitavam do sol, talvez até mais do que nós necessitamos hoje.Enfim, o tempo passa e o sol continua sendo muito útil.
    Plutão foi reconhecido como planeta, pois na época de seu descobrimento, não haviam 'leis' para ser planeta e por essas 'leis', plutão não é mais considerado
    um planeta,

    ResponderExcluir
  3. Sabemos que atualmente temos diversas tecnologias que comprevem e observam o sistema solar facilmente. Mas a muitos anos atras tinha dificuldade por nao ter essa tecnologia. Ate que um dia o cientista viu o nosso sistema solar de modo como esta hoje no modelo Heliocentrico
    Vitor Souza 9ss

    ResponderExcluir
  4. O Sistema Solar é muito importante para a humanidade. Desde os primatas ele foi muito útil, principalmente para descobrir ciclos para controlar plantios.
    Com o tempo as tecnologias ajudaram bastante. Com ela foi possível descobrir os planetas componentes, os satélites e várias informações sobre todos os astros espaciais, e houve a divisão dos planetas entre internos e externos. Logo depois vieram as teorias sobre o funcionamento do Sistema Solar: heliocentrismo ( Terra imóvel e a lua, o sol e os planetas giravam em torno dela.) e geocentrismo (Sol imóvel e os planetas giravam ao seu redor.).
    Outas descobertas do Sistema Solar foram:
    - ordem dos planetas no sistema;
    -componentes do Sol;
    -temperatura do Sol;
    -os satélites de Saturno;
    -os satélites de Marte;
    -o tamanho dos planetas e seus componentes;
    -componentes do núcleo da Terra;
    Hoje há também os conceitos exigidos para que o astro seja considerado um planeta.

    -Hellen R. Arnizaut- 8° ano 's'

    ResponderExcluir
  5. Antigamente nao era facil ver os planetas mais hoje em dia e muito facil. Entao eles nao sabiam pois nao viam,mas quando galileu galilei consegui uma luneta ele pode ver tudo.
    Eduardo Henrique 9ºss

    ResponderExcluir
  6. O sistema solar nem sempre teve como o centro o Sol, ja que antigamente acreditava-se que o centro do universo era a Terra (modelo de Aristóteles, Geocêntrico), mas graças a Nicolau sabemos hoje que o Sol é o centro de universo e os planetas giram em torno dele (modelo Heliocêntrico). Conheci melhor os planetas e seus nomes dados de acordo com os deuses e que plutão nao é mais considerado um planeta devido a suas caracteristicas fisicas.
    Geovana Madureira 9º ano S

    ResponderExcluir
  7. Com esse material eu aprendi muito mais sobre o Sistema Solar e porque Plutão não é mais classificado como planeta, pois antes eu não sabia os motivos, sabia apenas que ele era um planeta-anão.Aprendi sobre essa mudança no Sistema Solar e sobre as classificações de planeta e planeta-anão.
    Anna Clara S. Mariz
    9° ano A
    E.E.J.G

    ResponderExcluir
  8. Muito legal os jogos.. Pratiquei muito meus conhecimentos.
    Achei muito interessante mesmo as curiosidades sobre Plutão... Não sabia que ele era coberto por gelo... Legal ainda é saber que os cientistas utilizam da luz pra saber a medida dos planetas.
    Sei a ordem dos planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Jupter, Saturno, Urano e Netuno. Plutão já foi considerado planeta mas agora é considerado Planeta Anão...
    Amanda Pedroso 9 ss

    ResponderExcluir
  9. Monica .. Achei bem interessante os humanos que faziam o plantio de acordo com a lua .. E tambem os dias da semana que é representado pelos planetas é uma pena plutão não ser considerado um planeta .antes não era facil de se ver os planetas mais hoje em dia tem mais tecnologias e da pra ver bem melhor e foi assim que foi descoberto que a terra não é o centro do universo ..

    Camila mirella 9°A E.E.J.G

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas