segunda-feira, 12 de maio de 2014

7º ano Classificação dos seres vivos

37 comentários:

  1. Mônica , achei muito legal os vídeos e paródias sobre a classificação dos seres vivos.
    Com as músicas aprendi muito, é legal, ensina e é fácil de decorar. Podemos ver que a Ciência que classifica os seres vivos é chamada de TAXONOMIA. A classificação dos seres vivos, se dar por meio de sete grupos: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie. Aprendi que, por exemplo, a medida que vai indo a "base" dos grupos, a quantidade de organismos vai diminuindo, como por exemplo, em Reino, possui mais seres vivos do que em Gênero. Em cada lugar se da um nome diferente para cada ser vivo, então, para ficar "igual”, criou- se um nome que possui duas palavras, a primeira de letra maiúscula, que representa o gênero e o segundo nome, especifica mais a espécie e é escrita com letra minúscula. Os nomes científicos sempre devem ser destacados do texto , sublinhado ou em itálico... Todos os seres vivos possuem um grau de parentesco entre si, independente de ser próximo ou distante. Em todo lugar, com todas as coisas, encontramos uma forma de organizar, de classificar as coisas, dividindo- as em seções, por exemplo, independente da forma de classificar. Quem criou a classificação dos seres vivos, foi o cientista Lineu. Existem 5 Reinos principais: Monera, Fungi, Protista, Animalia e Plantae. Para conseguirmos memorizar os tipos de classificação, existe uma regra fácil: A do ReFiClOFaGE que possui as iniciais de cada tipo de classificação, na ordem correta. Podemos concluir que, os indivíduos da mesma espécie são muito parecidos, os do mesmo gênero possuem algumas diferenças e já não são tão parecidos, conforme vamos subindo na escala, os indivíduos vão se diferenciando cada vez mais.
    A princípio, Aristótales dividiu os seres em duas classes: os que tinham e os que não tinham sangue. Após muitos anos, Lineu "refez" a forma de classificar os seres e assim se tornou o pai da Taxonomia. Antes, os seres tinham nomes grandes que os descreviam, com Lineu, tudo mudou e ficou assim, como está hoje.
    Enfim, essas foram algumas das coisas que aprendi nos vídeos.
    Beijos, Maria Clara Oliveria, 7° S

    ResponderExcluir
  2. Monica , foi otimo aprender com a taxonomia , com Lineu , Aristóteles e com o reficofage , assim , pude compreender melhor como os seres são classifcados , incluindo a musica , que aprendi melhor pois com ela eu aprendi bem mais , porque amo a musica , enfim , obrigada monica por ter me prporcionado a experiência de saber mais sobre a Taxonomia
    Daniela Oliveira Brito 7º ss

    ResponderExcluir
  3. Mônica,
    adorei todos os videos, percebi que é mais fácil aprender com as musicas, torna a aprendizagem mais prazerosa.
    Adorei aprender sobre o assunto, agora sei que o modo de classificação dos seres também foi evoluindo, antigamente era de uma jeito tinha um conceito e hoje em dia a outro conceito! Agora sei que a taxonomia é o nome dado a classificação
    dos seres vivos.
    Adorei o REFICOFAGE deixa um assunto tao complicado bem mais facil.
    REino
    FIlo
    Classe
    Ordens
    Família
    Gênero
    Especie.
    Com essa classificação pude perceber quem em cada um deles a uma diferença de números de seres.
    Pude ver que cada animal tem um nome cientifico que é em latim, o primeiro nome é de letra maiúscula e o segundo nome de letra minuscula, e apresentados em sublinhado ou itálico.
    Também pude ver que cada animal tem um parentesco que pode ser distante ou muito próximo.
    Enfim Monica, adorei os videos!!
    Sol 7º s

    ResponderExcluir
  4. Mônica,
    Os vídeos me ajudaram a compreender a forma de organização criada para classificar os seres vivos. Desde muito antigamente eles usavam esse processo de classificação, porém com o passar dos anos foi se aprimorando até chegar como é hoje. A taxonomia é a forma usada para organizar os seres vivos.
    Uma palavra usada para facilitar a memorização das ordens, é o ReFICoFAGE,
    Que é basicamente,
    Reino
    Filo
    Ordem
    Família
    Gênero
    Também aprendi a forma de escrita do nome científico, que foi criado por Lineu, o considerado pai da taxonomia. O nome deve ser escrito com a primeira letra da primeira palavra em maiúsculo e a segunda palavra em minúsculo. As duas palavras devem ser sublinhadas ou escritas em itálico. Lineu, mudou a taxonomia, ao colocar apenas duas palavras para caracterizar o nome científico do animal.
    As musicas me ajudaram a memorizar as ordens, que eram bem difíceis de entender no início.
    Rubia, 7º "s"

    ResponderExcluir
  5. Mônica,Gostei muito dos videos principalmente a parodia da musica eu gostei muito sobre o reficofage que REino,FIlo,Classe,Ordens,FAmilia,Gênero,Especie e aprendi muito com os videos eles são muito legais e divertidos e sobre a taxonomia que classifica os seres vivos e compreendi sobre a classificação dos seres vivos com esse videos pude compreender que cada ser vivo tem seu lugar especifico e vi também sobre Lineu que foi considerado o pai da taxonomia.
    Resumindo gostei muito dos videos.
    André Luiz 7ano S

    ResponderExcluir
  6. Mônica,
    Os videos que você passou são ótimos,são formas fáceis para aprender uma nova matéria,que é a classificação dos seres vivos.
    A taxonomia é a ciência que realiza essa classificação,que já era realizada a muitos e muitos anos com os nossos ancestrais,que podia classificar as plantas e frutos que eles podiam comer e as que não podiam.Passaram-se os anos e um cientista chamado:Aristóteles,ficava observando os seres e classificou-os em dois grupos,os com sangue e sem sangue.Passaram-se anos e outro cientista chamado:Lineu,mudou a forma das pessoas pensarem e tornou-se o pai da Taxonomia.
    Aprendi uma maneira muito fácil para memorizar as classificações,e é com o uso do REFICOFAGE:
    REino
    Filo
    Classe
    Ordem
    Família
    Gênero
    Espécie
    "pra acabar"
    Pedro Lucas Ribeiro e Silva 7º ano "s"

    ResponderExcluir
  7. Mônica,
    através desses 2 videos nós podemos tirar vários fatos mais que nos levam a apenas 1 : a classificação dos seres vivos .
    a ciência que se estuda isso é a TAXONOMIA , uma ciência atual .
    podemos classificar os seres vivos pelo RE, FI, C, O, FA, G, E:
    RE ino
    FI lo
    C lasse
    O rdem
    FA mília
    G ênero
    E espécie
    e para ficar ainda mais fácil para memorizar é só decorar a musiquinha .
    sabemos também que quem criou o estudo da classificação dos seres foi Lineu e além de classificar , ele também diminuiu as palavras cientificas que denominavam cada ser e que hoje em dia são conhecidas mais em nome popular .
    essas palavras científicas tem que ser escritas sempre se destacando do texto com duas palavras : a primeira com a inicial maiúscula e a segunda com a inicial minuscula.
    Alice Alves 7 ano s

    ResponderExcluir
  8. Monica,
    adooreiiiii os dois videos! Um video facil que ajuda a memorizar, decoranod a musica, que é bem legal de cantar! com a musiquinha ficou bem mais facil e divertido de estudar a materia que é a classificação dos seres vivos. Onde pude ver que a ciencia que estuda isso é a taxonomia. aprendi que posso classificar os seres vivos desta maneira:
    RE ino
    FI lo
    C lasse
    O rdem
    FA mília
    G ênero
    E espécie
    As musicas me ajudaram a memorizar as ordens, que eram bem difíceis de entender no início. Me ajudou muito!
    Nicole Cunha 7 ano S

    ResponderExcluir
  9. Mônica ,
    Adoro a maneira de poder aprender com os videos , ainda mais quando se trata de musica , de certa forma tem mais facilidade em aprender musicas e agora com essas parodias eu aprendo cantando , isso é incrível! Me ajuda a memorizar coisas que podem , e são importantes para a vida inteira ! A parodia mostra o conteúdo estudado de maneira facil e rapida
    A TAXONOMIA classifica os seres vivos
    RE ino
    FI lo
    C lasse
    O rdem
    FA milia
    G enero
    E especie
    Os nomes científicos são compostos , é preciso ser destacado do texto , a língua utilizada é a linguagem de LATIM que é uma língua morta iniciamos o nome cientifico com letra maiúscula . Adorei mônica !
    Gabriela Larissa 7 º S

    ResponderExcluir
  10. Mônica, são muitos os seres vivos presentes em osso planeta. Classificar os seres vivos não é uma coisa fácil.
    O estudo que classifica todos os seres vivos é chamado de Taxonomia. Classificamos os seres vivos de acordo com as suas características e com o seu nome cientifico. O nome científico e binominal, isso é: formado por duas palavras. Assim como a vida a classificação dos seres vivos há regras, entre elas podemos destacar: na escrita do nome científico do individuo, a primeira palavra tem que ser escrita com letra maiúscula e o segundo nome com letra minúscula; o nome científico tem que ser destacado das demais palavras; ReFiCOFaGE é a seqüência de classificação dos seres vivos : (reino, filo, classe, ordem, família, gênero, espécie), nesse caso escrita na ordem decrescente.
    O importante desse conteúdo é ver os vídeos antes da musica para poder compreender melhor. Mas não posso negar que com a musica é mais divertido e fácil compreender

    ResponderExcluir
  11. Mônica,
    gostei muito dos 2 videos pois me ajudaram a compreender a nova matéria que nos estamos estudando, ne ajudou a entender a sequencia da taxonomia, que é:
    RE ino
    FI lo
    C lasse
    O rdem
    FA milia
    G enero
    E especie
    Mônica, muito obrigado por ter nos passado estes videos, aprendi muito.
    By: Josué do 7º SS

    ResponderExcluir
  12. Mônica,

    Achei os videos muito importantes e algo que me atriu bastante foi a paródia que é uma música facil de entender e que podemos aprender muito com ela, e esses videos fez eu compreender melhor a classificação dos seres vivos com a taxonomia, e uma maneira muito fácil de memorizar a classificação dos seres vivos com a REFICOFAGE.
    REino
    FI lO
    Classe
    Ordem
    FAmília
    Genero
    Espécie

    ResponderExcluir
  13. Mônica,

    Gostei muito dos videos pois eles ajudaram bastante a entender a classificação dos seres vivos e também a parodia chamou muita atenção minha pois com ela ficou mais fácil de memorizar a sequencia da taxonomia, que é:
    RE ino
    FI lo
    Classe
    Ordem
    FAmília
    Gênero
    Espécie

    ResponderExcluir
  14. Mônica
    Achei os videos muito interessantes pois mostram sobre a meteria que nós estamos estudando de uma forma bem divertida e legal com musicas pois memorizei bem mais fácil aprender sobre a sequencia da Taxonomia que é:
    reino(Re)
    Filo(fi)
    Classe(c)
    Ordem(o)
    Família(fa)
    Gênero(g)
    Espécie (e)
    E isso forma a palavra REFICOFAGE que faz parte da Taxonomia.
    Nesses videos também falam também sobre os reinos: monera,fugi,protista,animalia e plantae e aprendi como escrever o nome cientifico de cada coisa onde a primeira letra é maiúscula ea segunda minúscula.
    Muito abrigado pelos videos me ajudaram muito a aprender sobre a matéria que estamos estudando.
    Cláudio Henrique 7ºS

    ResponderExcluir
  15. Mônica,
    eu gostei muito dos vídeos, com eles ficou bem mais legal e fácil aprender a matéria.
    Aprendi que com a taxonomia a gente classifica os seres vivos.
    Com as músicas, ficou bem fácil de decorar
    REino
    FIlo
    Classe
    Ordem
    FAmília
    Gênero
    Espécie
    Também a teoria antes era de que os grupos de seres eram divididos em seres de sangue e sem sangue e depois Lineu classificou-os com a taxonomia.
    Bom Mônica para mim esses vídeos foram muito proveitosos.
    Maria Isabela 7°ano S

    ResponderExcluir
  16. Mônica,
    Gostei muito dos videos e paródias, porque com eles pude compreender mais a matéria. Pude Saber que a ciência responsável por estudar a classificação dos seres vivos é a Taxonomia, e que a criou foi o cientistas Carlos Lineu. Não existe só a classificação de seres vivos como também a de uma livraria, onde cada objeto fica em seu devido lugar, mas os seres vivos são a prioridade. Para ficar mais fácil de compreendermos, existe uma sigla: REFICLOFAGE onde abrange as sete classificações, respectivamente. E por fim que, Lineu também inventou o modo binominal, onde num nome científico existem sempre dois nomes e o primeiro sempre aparecerá com letra maiúscula.
    Do seu querido aluno: André Guilherme Martins Costa 7° Ano S

    ResponderExcluir
  17. Mônica,

    Gostei muito das musicas e dos videos! Eles são muito interessantes e divertidos, ambos abordando o assunto da classificação dos seres vivos (taxonomia), as musicas foram bem criativas e interessantes, abordando o assunto de maneira bem divertida, e animada, os videos foram bastante informativos e abordaram os assuntos de maneira leve e bastante informativa, neles aprendi uma maneira abreviada da classificação dos seres a REFICLOFAGE: Reino(re), filo(fi), classe(cl), ordem(o), família(fa), gênero(g) e espécie(e). Aprendi também que a taxonomia foi criada por Carlos Lineu e que cada nome dado á cada especie é binominal (ou seja tem 2 nomes) e o primeiro nome se refere ao gênero e é escrito com inicial maiúscula e o segundo se refere a espécie e é toda minuscula, nos nomes são usados a língua latina, pois é uma língua morta e não haverá nela mais reformas. Gostei muito dos videos!!

    Mateus Pereira Bastos 7° ano "S"

    ResponderExcluir
  18. Monica,
    eu gostei muito desses videos porque como sempre eles facilitam nossos aprendizados com aulas, parodias, jogos entre outros e esse me ajudou a entender melhor aos nossos estudos sobre a taxonomia que existe antes até de Aristóteles que foi um dos primeiros a usar a taxonomia e depois veio Lineu que aprofundou os estudos. Mas teve uma coisa que você já explicou até na sala que é a ReFiCOFaGE que é na ordem decrescente
    -Reino
    -Filo
    -Classe
    -Ordem
    -Família
    -Gênero
    -Especie

    Leonardo 7º s

    ResponderExcluir
  19. Mônica

    Eu gostei muito. Os vídeos e as músicas tornam tudo muito mais interessante. Estudar a taxonomia que é a classificação dos seres vivos, tornou mais fácil de compreender, com o uso da ordem decrescente (REFICOFAGE):
    - Reino
    - Filo
    - Classe
    - Ordem
    - Família
    - Gênero
    - Espécie


    Gabriel Soares Montanha
    7º S

    ResponderExcluir
  20. Mônica,
    Gostei muito dos videos e paródias, porque com eles consegui adicionar mais conhecimentos sobre a nossa materia .Nos videos e nas parodias consegui ver que para facilitar a forma de comunicação sobre as especies de animais no mundo todo, Lineu resolveu ''recorrer '' ao Latim que é uma lingua ''morta'', e que os nomes cientificos alem de serem escritos em latim teriam que ser binomenais( apresentando dois nomes) ,o primeiro tem que ser escrito com a inicial maiúscula e o segundo com a inicial minuscula.Vi que o estudo que classifica os seres vivos é chamado de Taxionomia, e que o método que se utiliza nesse estudo é relacionado com o reino, filo, classe, ordem, família, gênero,espécie( ou, para facilitar REFICOFAGE ) de cada animal.

    Laís Caires Gonzaga 7ºS Cec

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mônica,gostei muto dos vídeos,ele me ajudaram a compreender melhor sobre a classificação dos seres vivos.A matéria é muito legal e estou adorando-a.

      Maria Fernanda Ramos Cavalcanti
      7º ''S''
      CEC

      Excluir
  21. Mônica,
    Gostei muito dos vídeos e principalmente das paródias, pois como gosto muito de música ficou muito mais fácil aprender a matéria usando esse método divertido. Aprendi muito sobre a taxonomia que classifica e descreve os seres vivos.Descobri que Lineu sugeriu que cada ser vivo tivesse um nome específico e um longo pré-nome, que indicasse características comuns dos grupos a que os animais pertencem. Quanto menos atributos comuns entre os bichos, maior o grupo: o mais abrangente é o reino, e o menor, com os indivíduos mais parecidos, a espécie. Daí surgiu a famosa sigla ReFiCOFaGE :
    -REino
    -Filo
    -Classe
    -Ordem
    -FAmília
    -GÊnero
    -Espécie
    Foram estabelecidas algumas regras para a nomenclatura: o nome tem de ser em latim, escrito em itálico (ou sublinhado, se for à mão) e o animal tem de ser bem descrito, para não correr o risco de ser reclassificado depois. Com tantas espécies e características, falta nome sério para todos os animais. E acabam surgindo nomes muito estranhos.

    Maria Eduarda Pereira Aguiar 7ºS

    ResponderExcluir
  22. Mônica,
    Eu gostei muito do videos pois me ajudaram a aprofundar os meus conhecimentos sobre a Taxonomia que é a ciência que estuda a classificação dos seres vivos.
    E me ajudou muito também no REFICOFAGE que significa reino, filo, classe, ordem, familia e gênero. E que em cada um desses grupos existem subgrupos que definem com mais com as características os seres.
    Me mostrou que os nomes científicos são binominais e nos nomes são usadas letras maiúsculas para gênero e minúsculas para espécie. Esses nomes são escritos em latim pois o latim é uma língua morta e assim não poderá sofrer modificações.

    ResponderExcluir
  23. Mônica,
    Gostei muito dos videos pois eles ajudaram bastante a entender a classificação dos seres vivos e também a parodia me chamou muita atenção pois com ela deus mais clareza para memorizar a sequencia da taxonomia, que é a Reficofage:

    -REino
    -Filo
    -Classe
    -Ordem
    -FAmília
    -GÊnero
    -Espécie

    André Felipe Rodrigues dos Santos 7ºSS

    ResponderExcluir
  24. Mônica,
    Eu gostei muito do videos pois me ajudaram a aprofundar os meus conhecimentos sobre a Taxonomia.E me ajudou a estudar a classificaçao dos seres vivos.
    Me ajudou bastante foi a musica do REFICOFAGE:
    -REino
    -Filo
    -Classe
    -Ordem
    -FAmília
    -GÊnero
    -Espécie
    Obrigada Mõnica.

    Clara Luana Nunes 7º ano ''SS''

    ResponderExcluir
  25. Mônica,

    Gostei muito dos vídeos e dos jogos, pois compreendi que , os seres são classificados de acordo com várias regras, uma delas é que toda espécie recebe 2 nomes, chamados de Binominal ( o primeiro letra maiúscula e o segundo minúscula, sempre em itálico ou negrito ) . Todos esses nomes são escritos em latim, pois é considerado 'universal', por não sofrer alterações na escrita , mas muitas vezes ocorre que essas palavras sofrem modificações populares ...
    Existe também a chamada Taxonomia , que classifica os seres vivos, quem estuda a Taxonomia é o Taxonomista .Desde da época primitiva o homem realiza a classificação dos seres. Pude compreender que todos nos, mesmo que remotamente temos um grau de parentescos . A classificação não ocorre somente com os seres , por exemplo uma lanchonete – necessita de uma classificação de seus produtos , sendo por Preço, qualidade , tipo, ou qualquer outra coisa... Se isso não acontece tudo seria bagunçado e complicado de se definir . Os seres são classificados a partir do ReFiCOFaGE , que é :
    - Reino
    - Filo
    - Classe
    - Ordem
    - Familía
    - Gênero
    - Espécie

    Abraços!

    ResponderExcluir
  26. Ola Monica,
    Quero dizer a você sobre o que eu achei que é muito legal e divertido aprender e coopreender de uma forma diferente como ver videos e jogos.E isso é uma forma mais interessante.
    Aprendi sobre a ReFiCOFaGe que é reino,classe,ordem,familia,genero e especie também aprendi os seres classificados de acordo com as regras ,uma delas é que todas especias chamada de Binominal,todos eles escritos em latim,por isso é considerado universal,e nao sofrem alteraçao na sua escrita...Existe também a Taxonomia,classificada como seres vivos.
    Gostei,muito legal!!!!!!!!!!!!!
    Maria Eduarda Ferraz 7 ano SS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MEU HORARIO SAIU ERRADO FOI AS 18:30HS,ATE MAIS....

      Excluir
  27. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  28. Mônica,
    Com os vídeos pude aprender mais sobre a nossa nova matéria que é a classificação dos animais e achei que o REFICOFAGE vai me ajudar para fixar a matéria na cabeça que é:
    REINO
    FILO
    CLASSE
    ORDEM
    FAMÍLIA
    GÊNERO
    ESPECIE

    Márcio Andre Santos Fernandes 7°SS

    ResponderExcluir
  29. Bom Mônica a parti da visualização dos videos das paródias e das realizações dos jogo pude compreender melhor essa matéria,u do começa com Aristoteles que divide os seres em dois grupos, com sangue e sem sangue, já passado um tempo Lineu vê que essa forma pode ser alterada, então classifica os seres, mas depois ele viu também que era necessário fazer classificações mais específicas pois não se pode deixar um caranguejo na mesma classe que uma bactéria ou um vírus, ao passar do tempo Lineu criou uma TAXONOMIA (estudo que classifica os seres), ele a criou pois muitos cientistas estavam se confundi com os nomes dos seres pois alguns colocaram nomes muitos extensos e diferentes entre sim, então Lineu definiu a Nomeclatura Binominal, onde os nomes continuavam escritos em Latim (língua morta - assim não ocorre o risco de sofrer alterações) e os nomes eram compostos por dois nomes, Gênero e Espécie, Respectivamente. O primeiro nome (gênero) é com inicial maiúscula, e no segundo (espécie) é com minúscula mas em um texto os nomes científicos devem ser destacados em negrito, itálico ou sublinhar. As principais classe são 7 que foram resumidas em uma só palavra, REFICOFAGE (RE)ino (Fi)lo (C)lasse (O)rodem (FA)milia. (G)ênero (E)spécie
    Dai se classifica os seres vivos, as paródias foram muito sadias, pois me ensinou de uma forma divertida e que fixa na mente.
    Cainan Correia Sá 7º ss

    ResponderExcluir
  30. ................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

    ResponderExcluir
  31. Mônica,
    a classificação dos seres vivos é simplesmente o reficofage:
    REino
    FIlo
    Classe
    Ordem
    FAmília
    Gênero
    Especie
    e com a paródia ficou bem mais fácil para decorar.
    A matéria não é difícil e bem legal
    Marisa Miguel Meira Pimenta Pereira - 7º ano 'ss'

    ResponderExcluir
  32. Mônica,achei seus vídeos muito interessantes principalmente a parodia que fala sobre a Taxinomia a classificação dos seres vivos.
    REFICOFAGE
    REINO
    FILO
    CLASSE
    ORDEM
    FAMÍLIA
    GÊNERO
    ESPECIE
    Aprendi também as regras importantes de organização criada por Lineu.
    O nome da espécie deve ser escrito de forma(Negrito,itálico ou sublinhado).
    A primeira letra deve ser escrita em maiúsculo e a primeita letra da segunda palavra minúsculo.
    Lucas Arthur De Paula Cruz-7 Ano "SS"

    ResponderExcluir
  33. Amei seu blog, pois o material é muito valioso. Trabalho com Ciências e Biologia.Parabéns.

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas