domingo, 25 de maio de 2014

7º ano Pteridófitas










36 comentários:

  1. Mônica, através dos videos eu compreendi que as pteridófitas são seres mais complexos comparados as briófitas, pois elas já possuem vasos condutores e raízes, necessários para o transporte de nutrientes.
    As Pteridófitas possuem em seu corpo raiz,caule e folha. As plantas pteridófitas que possuem esporos é chamada de esporófito.
    Tanto as briófitas como as pteridófitas dependem da água para a fecundação.
    Com os vídeos eu fiz uma revisão para a prova, assim fixando meus conhecimentos.

    ResponderExcluir
  2. Mônica, com os vídeos eu compreendi que as pteridófitas são seres mais complexos comparados com as briófitas, pois esses sere já possuem vasos condutores e raízes,necessários para o transporte de nutrientes.
    As pteridófitas possuem em seu corpo caule,raízes e folhas. As plantas pteridófitas que possuem esporos são chamadas de esporófitas.
    Os pontinhos escuros formados em algumas plantas,como por exemplo as samambaias são chamados de soros.
    Quando os esporos amadurecem, os soros se abrem. Então os esporos caem no solo úmido,fazendo com que a determinada planta se reproduza.
    Então após ver todos os vídeos e fazer anotações eu fiz uma revisão para a prova e assim fixei meus conhecimentos.

    ResponderExcluir
  3. Mônica, com os vídeos eu compreendi que as pteridófitas são seres mais complexos comparados com as briófitas, pois esses sere já possuem vasos condutores e raízes,necessários para o transporte de nutrientes.
    As pteridófitas possuem em seu corpo caule,raízes e folhas. As plantas pteridófitas que possuem esporos são chamadas de esporófitas.
    Os pontinhos escuros formados em algumas plantas,como por exemplo as samambaias são chamados de soros.
    Quando os esporos amadurecem, os soros se abrem. Então os esporos caem no solo úmido,fazendo com que a determinada planta se reproduza.
    Então após ver todos os vídeos e fazer anotações eu fiz uma revisão para a prova e assim fixei meus conhecimentos.

    ResponderExcluir
  4. Mônica,
    Gostei muito dos videos pois eles falam sobre as briófitas e as pterodófitas que é a matéria que estamos estudando no momento e que pode cair na prova neles falam que as briófitas são musgos que geralmente crescem perto de pedras e que elas não possuem vasos condutores de seva ou seja elas são avasculares,
    e que acontece a reprodução (que precisa de água)onde o gametófito masculino produz um gameta que vai para o gametófito feminino através da água e lá acontece a formação esporófito que gera esporos que caem na terra e geram o protonema e geram novos descendentes.
    As pterodófitas geralmente são samambaiais e que diferentemente das briófitas possuem vasos condutores de seiva por isso elas transportam a água com maior facilidade e são bem grandes.
    Por ultimo fala sobre os angiospermas e os gimnospermas que são considerados vegetais superiores porque não depende da água para se reproduzirem e possuem vasos de condução bem constituídos,a polinização dessas plantas são feitas através do vento que precisa de vários grãos de polem porque senão não vai ser muito difícil chegar ao feminino com o vento exemplo os pinheiros do paraná.
    obrigado pelos videos me ajudaram muito a compreender a matéria
    Cláudio Henrique 7S

    ResponderExcluir
  5. Mônica, adorei os videos! Pude aprender várias coisas com eles! As plantas Pteridófitas são mais complexas do que as Briófitas, mas não são tão complexas assim, pois elas não possuem flor e nem semente como as Gimnospermas e as Angiospermas. Elas possuem vasos condutores e raízes que possibilitam a condução da seiva desde os solos até as folhas, por um conjunto de vasos chamado Xilema e elas são vasculares. A principal representante das Pteridófitas, são as Samambaias, que possuem alguns “pontinhos” nas suas folhas, chamados Soros, que ajudam na reprodução. A reprodução das Pteridófitas é igual a das Briófitas, para a fecundação, os gametas masculinos precisam da água para locomoverem até o gameta feminino. As Pteridófitas produzem glicose, que é passada por uma estrutura chamada Floema. Os grupos de vegetais em ordem evolutiva são: Briófitas (as menos complexas); Pteridófitas (não possuem sementes e flores); Gimnospermas e Angiospermas (que são complexas, possuem flores e sementes).
    Maria Clara Oliveira, 7° S

    ResponderExcluir
  6. Mônica, adorei os videos! Pude aprender várias coisas com eles! As plantas Pteridófitas são mais complexas do que as Briófitas, mas não são tão complexas assim, pois elas não possuem flor e nem semente como as Gimnospermas e as Angiospermas. Elas possuem vasos condutores e raízes que possibilitam a condução da seiva desde os solos até as folhas, por um conjunto de vasos chamado Xilema e elas são vasculares. A principal representante das Pteridófitas, são as Samambaias, que possuem alguns “pontinhos” nas suas folhas, chamados Soros, que ajudam na reprodução. A reprodução das Pteridófitas é igual a das Briófitas, para a fecundação, os gametas masculinos precisam da água para locomoverem até o gameta feminino. As Pteridófitas produzem glicose, que é passada por uma estrutura chamada Floema. Os grupos de vegetais em ordem evolutiva são: Briófitas (as menos complexas); Pteridófitas (não possuem sementes e flores); Gimnospermas e Angiospermas (que são complexas, possuem flores e sementes).
    Maria Clara Oliveira, 7° S

    ResponderExcluir
  7. Mônica,
    Gostei muito dos videos, eles me ajudam a fixar a materia de uma maneira bem divertida! Consegui aprender que as Pteridófitas tem uma estrutura mais complexa, se comparada as Briófitas; Aprendi também que elas são maiores, são seres vasculares, possuem raizes( que as ajudam a ''capturar'' água e nutrientes do solo) e que são capazes de produzir a glicose. Eu consegui ver que algumas Pteridófitas( como as samambaias) possuem uns pontinhos em suas folhas( os Soros), e que esses pontinhos ajudam em sua reprodução.A reprodução das Briófitas e das Pteridófitas são iguais, ambas precisam da água para que seus gametas (masculinos e femininos) se encontrem.

    Laís Caires Gonzaga, 7° S

    ResponderExcluir
  8. Mônica,
    Gostei muito dos videos que você passou para agente,pois achei muito interessantes e importantes entendi que as pterodófitas são mais complexas do que as Briófitas e que elas são seres avasculares.

    No video dão um exemplo de uma planta pterodofita que é a samambaia.

    Em outro video que é uma musica nos explica oque são as pterodofitas e sobre as samambaias e descobri que as pterodofitas não possuem sementes.

    E nos videos se falam sobre as briófitas que são musgos que nascem em rochas que não possuem vasos condutores.

    André Luiz 7Ano S

    ResponderExcluir
  9. Monica
    Adorei todos os videos!! Me ajudou muito! Com os videos pude aprender sobre as pteridófitas são seres mais complexos comparados com as briófitas, pois esses seres já possuem vasos condutores e raízes,necessários para o transporte de nutrientes. Que a reprodução das Briófitas e das Pteridófitas são iguais, os dois precisam da água para que seus gametas tanto masculino quanto o gameta feminino se encontrem.Aprendi muuuita coisa com os videos! um jeito muito melhor, onde podemos ver videos interessantes do que ficar lendo livros, um jeito legal de aprender a materia.
    Nicole Cunha 7 S

    ResponderExcluir
  10. Mônica ,
    nos videos compreendi muita coisa ... As pteridófitas são mais complexas que as briófitas , elas são vasculares em quanto as briófitas são avasculares , elas possuem raizes mais longas que são capazes de captar os nutrientes do solo .
    Mais elas não são tão complexas no vídeo vi que elas não possuem sementes e nem flores.
    Briófitas : Musgos que para procriar precisam de água , pois o gameta masculino "nada" ate o gameta feminino para fecundá-lo formando os esporos .
    Pteridófitas : Samambaia , que possuem os Soros em suas folhas que fazem a reprodução com a ajuda da água.
    Já as Gimnospermas e a Angiospermas não precisam de água para procriarem .
    Gabriela Larissa 7 º S

    ResponderExcluir
  11. Mônica,
    Gostei muito dos vídeos e das músicas, pois com eles pude ver que as pteridófitas, são um grupo de plantas bem importantes, porque são as primeiras a possuírem os vasos condutores de seiva. Em comparação as briófitas, esse é um grupo bem avançado, e em relação disso possuem caule, raízes e folhas, realizando agora a fotossíntese. Um exemplos delas é a samambaia, que se virarmos, veremos atrás de suas folhas os soros que participam da reprodução, e para isso acontecer (como as briófitas) precisam da água.
    André Guilherme Martins Costa 7º S

    ResponderExcluir
  12. Mônica,
    Gostei muito dos vídeos, com eles pude aprender que as plantas Pteridófitas são mais complexas do que as Briófitas , só que elas não possuem sementes. Um exemplo de uma planta pteridófita são as samambaias que tem como caraterísticas principais : não possuem vasos condutores de seiva, tem origem tupi , a vascularização é a principal função dessa planta , possuem a presença de esporos, depende da água para a fecundação. Compreendi também que dentro do esporângio ocorre a miose, o gameta desloca-se procurando fecundar com a oosfera . A reprodução das Pteridófitas é igual a das Briófitas, para a fecundação, os gametas masculinos precisam da água para locomoverem até o gameta feminino.

    Maria Eduarda Pereira Aguiar 7° S

    ResponderExcluir
  13. Mônica,
    Gostei muito dos vídeos e paródias, pois com eles pude ver que as pteridófitas são um grupo bem importante, porque são os primeiros a possuírem vasos condutores de seiva. Em comparação as briófitas, as pteridófitas tem raízes, caules e folhas realizando a fotossíntese e possuem a glicose. Um exemplo deles é a samambaia, que tem soros, possibilitado a reprodução que acontece com água.
    André Guilherme Martins Costa 7° Ano S

    ResponderExcluir
  14. Mônica,
    Gostei muito dos vídeos e paródias, pois com eles pude ver que as pteridófitas são um grupo bem importante, porque são os primeiros a possuírem vasos condutores de seiva. Em comparação as briófitas, as pteridófitas tem raízes, caules e folhas realizando a fotossíntese e possuem a glicose. Um exemplo deles é a samambaia, que tem soros, possibilitado a reprodução que acontece com água.
    André Guilherme Martins Costa 7° Ano S

    ResponderExcluir
  15. Mônica,
    Gostei muito dos vídeos e paródias, pois com eles pude ver que as pteridófitas são um grupo bem importante, porque são os primeiros a possuírem vasos condutores de seiva. Em comparação as briófitas, as pteridófitas tem raízes, caules e folhas realizando a fotossíntese e possuem a glicose. Um exemplo deles é a samambaia, que tem soros, possibilitado a reprodução que acontece com água.
    André Guilherme Martins Costa 7° Ano S

    ResponderExcluir
  16. Mônica,
    Gostei muito dos vídeos e paródias, pois com eles pude ver que as pteridófitas são um grupo bem importante, porque são os primeiros a possuírem vasos condutores de seiva. Em comparação as briófitas, as pteridófitas tem raízes, caules e folhas realizando a fotossíntese e possuem a glicose. Um exemplo deles é a samambaia, que tem soros, possibilitado a reprodução que acontece com água.
    André Guilherme Martins Costa 7° Ano S

    ResponderExcluir
  17. Mônica,
    Gostei muito dos vídeos e paródias, pois com eles pude ver que as pteridófitas são um grupo bem importante, porque são os primeiros a possuírem vasos condutores de seiva. Em comparação as briófitas, as pteridófitas tem raízes, caules e folhas realizando a fotossíntese e possuem a glicose. Um exemplo deles é a samambaia, que tem soros, possibilitado a reprodução que acontece com água.
    André Guilherme Martins Costa 7° Ano S

    ResponderExcluir
  18. Mônica,
    Gostei muito dos vídeos e paródias, pois com eles pude ver que as pteridófitas são um grupo bem importante, porque são os primeiros a possuírem vasos condutores de seiva. Em comparação as briófitas, as pteridófitas tem raízes, caules e folhas realizando a fotossíntese e possuem a glicose. Um exemplo deles é a samambaia, que tem soros, possibilitado a reprodução que acontece com água.
    André Guilherme Martins Costa 7° Ano S

    ResponderExcluir
  19. Olá Mônica,
    Com os videos e imagens que eu vi,aprendi sobre as ptetidófitas,que são tipos de platas mais complexas em comparação as briófitas,são plantas que não possuem sementes,são vasculares,ou seja,possuem vasos condutores de seiva e são maiores que as briófitas.
    Uma semelhança entre as briófitas e as pteridófitas,é em sua fecundação,onde o gameta feminino e masculino precisam de água para se encontrar.
    As pteridófitas possuem,alguns pequenos pontinhos em suas folhas,são os soros,que ao entrarem em contato com a terra podem dar origem a outra planta.
    Essa platas possuem raízes que ajudam na absorvição de água e sais minerais.
    Um exemplo de pteridófitas são as samambaias.

    ResponderExcluir
  20. Mônica,
    Pude concluir a partir da visualisão dos videos e do power print propostos, que:
    As Pteridófitas são plantas Vasculares ( possuem vasos condutores de seiva ) ela possui vasos condutores ( um grupo deles chamado de Xilema ) e raízes que possibilitam a guia dessa seiva desde o solo as suas folhas. Diferente das outras plantas vasculares, ela não produz sementes nem flores, ela se reproduz por um método parecido com o das Briófitas, ela possui em suas folha uma espécie de 'sementinhas' parecidas com poros só que um pouco maiores, chamados de soros, que caem e assim eles necessita da água para o encontro de seus gametas ( feminino e masculino ) gerando assim uma nova Pteridófitas ( uma das mais famosas são a Samambaia, são produtoras de Glicose que caminha em sua estrutura por outra estrutura chamada: Floema.
    Cainan Correia Sá 7º ano ss

    ResponderExcluir
  21. Mônica,
    Pude concluir a partir da visualisão dos videos e do power print propostos, que:
    As Pteridófitas são plantas Vasculares ( possuem vasos condutores de seiva ) ela possui vasos condutores ( um grupo deles chamado de Xilema ) e raízes que possibilitam a guia dessa seiva desde o solo as suas folhas. Diferente das outras plantas vasculares, ela não produz sementes nem flores, ela se reproduz por um método parecido com o das Briófitas, ela possui em suas folha uma espécie de 'sementinhas' parecidas com poros só que um pouco maiores, chamados de soros, que caem e assim eles necessita da água para o encontro de seus gametas ( feminino e masculino ) gerando assim uma nova Pteridófitas ( uma das mais famosas são a Samambaia, são produtoras de Glicose que caminha em sua estrutura por outra estrutura chamada: Floema.
    Cainan Correia Sá 7º ano S

    ResponderExcluir
  22. Mônica,
    Pude concluir a partir da visualisão dos videos e do power print propostos, que:
    As Pteridófitas são plantas Vasculares ( possuem vasos condutores de seiva ) ela possui vasos condutores ( um grupo deles chamado de Xilema ) e raízes que possibilitam a guia dessa seiva desde o solo as suas folhas. Diferente das outras plantas vasculares, ela não produz sementes nem flores, ela se reproduz por um método parecido com o das Briófitas, ela possui em suas folha uma espécie de 'sementinhas' parecidas com poros só que um pouco maiores, chamados de soros, que caem e assim eles necessita da água para o encontro de seus gametas ( feminino e masculino ) gerando assim uma nova Pteridófitas ( uma das mais famosas são a Samambaia, são produtoras de Glicose que caminha em sua estrutura por outra estrutura chamada: Floema.
    Cainan Correia Sá 7º ano ss

    ResponderExcluir
  23. Mônica,
    Pude concluir a partir da visualisão dos videos e do power print propostos, que:
    As Pteridófitas são plantas Vasculares ( possuem vasos condutores de seiva ) ela possui vasos condutores ( um grupo deles chamado de Xilema ) e raízes que possibilitam a guia dessa seiva desde o solo as suas folhas. Diferente das outras plantas vasculares, ela não produz sementes nem flores, ela se reproduz por um método parecido com o das Briófitas, ela possui em suas folha uma espécie de 'sementinhas' parecidas com poros só que um pouco maiores, chamados de soros, que caem e assim eles necessita da água para o encontro de seus gametas ( feminino e masculino ) gerando assim uma nova Pteridófitas ( uma das mais famosas são a Samambaia, são produtoras de Glicose que caminha em sua estrutura por outra estrutura chamada: Floema.
    Cainan Correia Sá 7º ano SS

    ResponderExcluir
  24. Mônica,
    Pude concluir a partir da visualisão dos videos e do power print propostos, que:
    As Pteridófitas são plantas Vasculares ( possuem vasos condutores de seiva ) ela possui vasos condutores ( um grupo deles chamado de Xilema ) e raízes que possibilitam a guia dessa seiva desde o solo as suas folhas. Diferente das outras plantas vasculares, ela não produz sementes nem flores, ela se reproduz por um método parecido com o das Briófitas, ela possui em suas folha uma espécie de 'sementinhas' parecidas com poros só que um pouco maiores, chamados de soros, que caem e assim eles necessita da água para o encontro de seus gametas ( feminino e masculino ) gerando assim uma nova Pteridófitas ( uma das mais famosas são a Samambaia, são produtoras de Glicose que caminha em sua estrutura por outra estrutura chamada: Floema.
    Cainan Correia Sá 7º ano ss

    ResponderExcluir
  25. Mônica,
    Pude concluir a partir da visualisão dos videos e do power print propostos, que:
    As Pteridófitas são plantas Vasculares ( possuem vasos condutores de seiva ) ela possui vasos condutores ( um grupo deles chamado de Xilema ) e raízes que possibilitam a guia dessa seiva desde o solo as suas folhas. Diferente das outras plantas vasculares, ela não produz sementes nem flores, ela se reproduz por um método parecido com o das Briófitas, ela possui em suas folha uma espécie de 'sementinhas' parecidas com poros só que um pouco maiores, chamados de soros, que caem e assim eles necessita da água para o encontro de seus gametas ( feminino e masculino ) gerando assim uma nova Pteridófitas ( uma das mais famosas são a Samambaia, são produtoras de Glicose que caminha em sua estrutura por outra estrutura chamada: Floema.
    Cainan Correia Sá 7º ano ss

    ResponderExcluir
  26. Mônica,
    Pude concluir a partir da visualisão dos videos e do power print propostos, que:
    As Pteridófitas são plantas Vasculares ( possuem vasos condutores de seiva ) ela possui vasos condutores ( um grupo deles chamado de Xilema ) e raízes que possibilitam a guia dessa seiva desde o solo as suas folhas. Diferente das outras plantas vasculares, ela não produz sementes nem flores, ela se reproduz por um método parecido com o das Briófitas, ela possui em suas folha uma espécie de 'sementinhas' parecidas com poros só que um pouco maiores, chamados de soros, que caem e assim eles necessita da água para o encontro de seus gametas ( feminino e masculino ) gerando assim uma nova Pteridófitas ( uma das mais famosas são a Samambaia, são produtoras de Glicose que caminha em sua estrutura por outra estrutura chamada: Floema.
    Cainan Correia Sá 7º ano ss

    ResponderExcluir
  27. Mônica ,
    estávamos aprendendo sobre as briófitas , e agora sim sobre as pteridófitas , e mesmo que nós ainda não tenhamos aprofundado sobre essa matéria ; os vídeos que você passou já ajudaram muito.
    Pude concluir que as briófitas e as pteridófitas são muito diferentes uma da outra : as briófitas são pequenas e não tem sistema vascular , e são representadas por musgos e hepáticas , já as pteridófitas são grandes tem sistema vascular e tem como exemplo a samambaia.
    Outra coisa que ajuda muito são as ilustrações que mostram como é feito a reprodução de cada uma dessas plantas: o gameta masculino(anterozoide) , para poder fecundar no gameta feminino(oosfera) é preciso que ele nade em gotas d'águas , só assim dará origem á outra briófita.
    Nas pteridófitas , há também os soros que em contato com a terra pode dá origem á outra plantinha.
    Adorei!!!!
    Alice Alves 7 ano s

    ResponderExcluir
  28. Mônica,

    Bom, pude compreender com as postagens que as pteridófitos são plantas muito diferentes das Briófitas. Elas são plantas vasculares ( traqueófita ) que não possuem sementes nem flores. Essas plantas podem atingir um tamanho muito grande, por terem vasos condutores de seiva. Uma semelhança desse tipo de planta e da Briófita é que elas também precisam de água pra fecundar. O adulto é chamado de esporófito. Uma grande parte dessas plantas se reproduz de forma sexuada. Essas plantas possuem Raízes, Caules e Folhas. Em algumas plantas á uns ‘pontinhos’, os chamados soros, que auxiliam na reprodução de algumas plantas como, por exemplo, a Samambaia, que é uma das principais representante desse grupo de plantas. A reprodução ocorre através do encontro da Oosfera e do Anterozoide, que ‘Nada’ até o gameta feminino. Enfim, essa planta é considerada mais complexa em relação às Briófitas.
    Abraços...

    ResponderExcluir
  29. Mônica , com esses vídeos muito sobre as pteridofitas , muitas dessas coisas eu não sabia , fico feliz de ter essa oportunidade de aprender isso com você , muito obrigada ,

    Daniela
    7º ss

    ResponderExcluir
  30. Em minha opiniao tudo o que voce coloca no blog nos ajuda muito mas para min o que mais ajuda é as pararodias Bom, pude compreender com as postagens que as pteridófitos são plantas muito diferentes das Briófitas. Elas são plantas vasculares ( traqueófita ) que não possuem sementes nem flores. Essas plantas podem atingir um tamanho muito grande, por terem vasos condutores de seiva. Uma semelhança desse tipo de planta e da Briófita é que elas também precisam de água pra fecundar. O adulto é chamado de esporófito. Uma grande parte dessas plantas se reproduz de forma sexuada. Essas plantas possuem Raízes, Caules e Folhas. Em algumas plantas á uns ‘pontinhos’, os chamados soros, que auxiliam na reprodução de algumas plantas como, por exemplo, a Samambaia, que é uma das principais representante desse grupo de plantas. A reprodução ocorre através do encontro da Oosfera e do Anterozoide, que ‘Nada’ até o gameta feminino. Enfim, essa planta é considerada mais complexa em relação às Briófitas.
    E eu espero que você continue sendo esta professora super criativa e muito divertida .
    Abraços Maria Fernanda Aparecida Silveira 7 S

    ResponderExcluir
  31. Em minha opiniao tudo o que voce coloca no blog nos ajuda muito mas para min o que mais ajuda é as pararodias Bom, pude compreender com as postagens que as pteridófitos são plantas muito diferentes das Briófitas. Elas são plantas vasculares ( traqueófita ) que não possuem sementes nem flores. Essas plantas podem atingir um tamanho muito grande, por terem vasos condutores de seiva. Uma semelhança desse tipo de planta e da Briófita é que elas também precisam de água pra fecundar. O adulto é chamado de esporófito. Uma grande parte dessas plantas se reproduz de forma sexuada. Essas plantas possuem Raízes, Caules e Folhas. Em algumas plantas á uns ‘pontinhos’, os chamados soros, que auxiliam na reprodução de algumas plantas como, por exemplo, a Samambaia, que é uma das principais representante desse grupo de plantas. A reprodução ocorre através do encontro da Oosfera e do Anterozoide, que ‘Nada’ até o gameta feminino. Enfim, essa planta é considerada mais complexa em relação às Briófitas.
    E eu espero que você continue sendo esta professora super criativa e muito divertida .
    Abraços Maria Fernanda Aparecida Silveira 7 S

    ResponderExcluir
  32. Mônica,
    A matéria das plantas é bem interessante, já aprendemos sobre as briófitas e agora estamos estudando as pteridófitas. Elas são vasculares, ou seja, possuem vasos corretores de seiva, são consideradas traqueófitas. Elas não apresentam sementes, mas podem ser muito grandes. Elas possuem raizes, caules e folhas.
    Alguns exemplos são: samambaias, avencas, entre muitas outras.
    Eu também gostei dos vídeos foi bem interessante e tirou dúvidas.
    Marisa Miguel Meira Pimenta Pereira, 7º ano 'ss'

    ResponderExcluir
  33. Olá, Mônica. Ciências é uma disciplina que me encanta e quando um assunto é abordado a partir de imagens, com certeza, o aprendizado é mais eficaz. Adorei seu blog! abraços

    ResponderExcluir
  34. Mônica,
    Suas postagens me ajudaram bastante na compreensão sobre as pteridófitas que são mais evoluidos que a briófitas pois elas possuem os vasos condutores de seiva ou seja são vasculares alé disso me ensinou também um pouco sobre as gimnospermas que são plantas que já possuem sementes e sua reprodução é realizada através do vento já as angiospermas se reproduzem através de uma tática vamos se dizer pois atraem os animais para sugarem o néctar e assim aproveitam para jogarem o pólem nele assim realizando o transporte do pólem para a outra planta.
    ISANNA FERREIRA OLIVEIRA, 7· ano SS

    ResponderExcluir
  35. Mônica,
    Gostei bastante das imagens e dos videos que você postou acho interessante que podemos dizer que as pteridófitas tiveram uma evolução das briófitas que é possuir vasos condutores assim elas viram plantas vasculares
    Márcio André 7°SS

    ResponderExcluir
  36. Monica,
    eu achei muito interessante a explicaçao das piteridofitas, mostra o ciclo delas, como elas vivem e se desenvolvem.
    Tiago Corsato 7 ano S

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas