quarta-feira, 8 de julho de 2015

7º ANO CLASSIFICACÃO DOS SERES VIVOS

18 comentários:

  1. Monica,
    Essa materia é muito legal e interessante.
    As parodias,jogos e os videos foram legais
    E acrescentou bastante o meu conhecimento
    porque foi uma grande forma de aprender

    João Victor Costa Souza 7°ano 'ss'

    ResponderExcluir
  2. Mônica, eu gostei muito dos vídeos, dos slides e das paródias do professor Jubilut. São muito interessantes e ajudam a fixar o conteúdo, de uma forma inovadora e dinâmica. Os jogos e o quiz também foram excepcionais para a complementação do estudo e são muito divertidos. Com todas essas atividades pude aprender um pouco sobre a classificação dos seres vivos.
    Desde os tempos remotos, os homens já classificavam as coisas, ênfase que eram de modo primitivo, mas organizavam as coisas e objetos que faziam parte da sua vida cotidiana, assim como os mais importantes. Com o passar do tempo, o homem e a tecnologia se desenvolveram e com ela veio outros modos de classificação dos objetos e, principalmente da natureza com uma infinidade de seres. O primeiro homem que criou uma classificação mais completa dos seres e da natureza foi o cientista Carlos Lineu. Lineu dividiu a natureza em 5 reinos: Reino Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia. A classificação de Lineu sobrevive até hoje, apelidada de taxonomia. Taxonomia é a ciência que classifica os seres. Ela abrange os seguintes tópicos:

    - Essa classificação é divida em 7 tópicos : Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie. Isso é uma maneira mais completa de especificar o REFICOFAGE.

    -O sistema binominal, o próprio nome já diz, é composto por dois nomes ou palavras. Esses dois nomes servem para identificar a espécie e o ser. O primeiro nome é o gênero e sempre deverá ser escrita com a inicial Maiúscula. Já o segundo nome, é originado da espécie e a sua escrita deve vim com a inicial minúscula. Os nomes são escritos em latim, pois é uma língua morta e que não sofre variações.

    - Se vier uma terceira palavra depois da espécie, designa então a subespécie e também deve ter a inicial minúscula.

    - Sempre devem ser escritas em itálico, negrito ou sublinhadas.

    Com os slides, pude aprender um pouco sobre cada um dos reinos , e as conclusões que tirei foram:

    - Reino Monera: engloba seres unicelulares com células procariotas (que tem o DNA disperso pelo citoplasma) e podem ser autótrofos ou heterótrofos. Este é o reino das bactérias e das ciano bactérias.

    - Reino Protista: abrange seres eucariontes (que possuem o DNA envolto pela carioteca), unicelulares, podem ser tanto autótrofos como heterótrofos. É o reino dos protozoários e das algas marinhas.

    - Reino Fungi: é o reino dos fungos. Os fungos são seres que podem ser tanto unicelulares como pluricelulares. Eles são heterótrofos, ou seja, não produzem o seu próprio alimento e são eucariontes. Por ter características extremamente simples, não formam tecidos verdadeiros.

    - Reino Plantae: é bem óbvio que é o reino dos vegetais. Como todas as plantas e vegetais praticam a fotossíntese, produz o seu próprio alimento (a glicose) então são seres considerados autótrofos. Eles são seres eucariontes (são constituídos da célula vegetal, possuindo organelas únicas e especificas como a parede celular, os vacúolos e o cloroplasto) e são seres pluricelulares.

    - Reino Animalia ou Metazoa: é o reino que os animais e os humanos são introduzidos. Somos seres pluricelulares, heterótrofos e eucariontes ( possuímos a célula animal).

    Resposta da pergunta do último slide:
    Abelha:
    Reino: Animalia
    Classe: Insecta
    Ordem: Himenóptera
    Sub-ordem: Apócrita
    Família: Apidae
    Sub-família: Apinae
    Gênero: Apis
    Espécie: Vai depender de qual abelha é
    Flor:
    A classificação da flor vai depender das características presentes nela. Como ela aparenta ser uma flor vascular pode se classificar como
    Os filos que possuem vegetais vasculares, que não possuem sementes, são:
    Filo Pterophyta (samambaias e avencas);
    Filo Lycophyta (licopódios e selaginelas);
    Filo Sphenophyta (cavalinha);
    Filo Psilotophyta (psilotáceas).
    Os filos vegetais que apresentam plantas vasculares com sementes são as Gimnospermas e as Angiospermas.

    Angiospermas: vegetais que apresentam flores e frutos.
    Filo Magnoliophyta ou Anthophyta (árvores, capins, etc.).

    Bom, Mônica, essas são algumas informações que consegui captar com as atividades.

    Mariana Cruz Braga 7° ano “S”


    ResponderExcluir
  3. Mônica,
    Gostei muito das paródias, dos jogos e dos vídeos, que são uma forma de entreter e aprimorar a matéria estudada na sala de aula. Os jogos são muito legais e interessantes. Adorei o slide que resume e complementa toda a matéria estudada e dita por nós. Adorei a paródia do professor Jubilut, isso me ajudou a entender melhor o conteúdo.

    Com os vídeos podemos perceber que a classificação não é apenas uma coisa atual e sim uma evolução que vem se desenvolvendo desde os tempos primitivos, em que os homens nomeavam os seres a partir de suas características. Carlos Lineu é considerado o pai da taxonomia, que fez a classificação mais completa, que até hoje é utilizada pelos cientistas. Além dele houve vários outros cientistas e pesquisadores que criaram outros sistemas de classificação. Lineu dividiu os seres presentes na natureza em 5 reinos: reino Monera, Fungi, Protista, Animalia e Plantae. A Taxonomia é a ciência que estuda a classificação dos seres vivos, e essas são suas principais características:
    - Os seus reinos:

    MONERA- grupo de seres vivos unicelulares, que possuem células procariontes, ou seja, possui o DNA ( material genético ) disperso pelo citoplasma. Além disso esses seres podem ser autótrofos ( que produzem seu próprio alimento ) ou heterótrofos ( quem não possuem a capacidade de produzir seu próprio alimento ). Nesse reino estão incluídos as bactérias e as algas azuis ( cianobactérias )

    FUNGI: grupo de seres vivos multicelulares, que possuem células eucariontes, são heterótrofos ( não produzem seu próprio alimento ) e não possuem tecido verdadeiro. Nesse reino estão os fungos.

    PROTISTA: grupo de seres vivos que possuem células eucariontes, são unicelulares, podem ser tanto autótrofos quanto heterótrofos. Nesse reino estão as algas microscópicas e os protozoários.

    ANIMALIA: grupo de seres vivos pluricelulares, que possuem células eucariontes ( material genético envolto pela carioteca ) e são não possuem a capacidade de produzir seu próprio alimento ( heterótrofos ). Nesse reino estão os animais e os humanos.

    PLANTAE: grupo de seres vivos pluricelulares, eucariontes e autótrofos. Nesse reino estão presentes os vegetais e plantas.

    Lineu fez sua classificação dividindo-a em 7 categorias : Reino, Filo,Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie. O "famoso" REFICOFAGE. Lineu ao fazer seu sistema de classificação propôs uma série de regras, sendo elas:

    - O uso da língua latim para designar as categorias, pois é uma língua morta, que portanto não tem variações e favorece a fixação dos nomes.

    - Todos os nomes, de qualquer categoria, do Reino até o Gênero, devem ser escritos com a primeira letra maiúscula.

    - Uma espécie sempre deve ser designada por dois nomes ( binominal )

    - O primeiro nome da espécie deve fazer referência ao gênero a que ela pertence e a segundo à espécie.

    - A primeira letra deve ser escrita em maiúsculo e a primeira letra da segunda palavra em minúscula. Devem ser destacadas no texto.

    Resposta da pergunta da ultima página do slide:

    FLOR: pertence ao reino Plantae, pois é um vegetal e possui células eucariontes ( em que o material genético fica envolto pela carioteca ), possui células pluricelulares e é um ser autótrofo, que possui a capacidade de produzir seu próprio alimento.

    ABELHA: pertence ao reino Animalia, porque é um ser eucariontes, possui células pluricelulares, assim como a flor, e é heterótrofo, não possuindo a capacidade de produzir seus próprio alimento. Está incluído no reino dos animais e humanos.

    Com tudas essas informações pude concluir que a Taxonomia não é uma ciência perfeita e fixa, e sim um sistema de idéias, uma criação do Homo sapiens, instrumento que se modifica a medida que utilizamos, que nos ajuda a conhecer nosso mundo e à nós mesmos.
    Adorei a matéria !

    ANA CAROLINA CASTRO MEDRADO 7º s

    ResponderExcluir
  4. Mônica,
    Eu adorei os vídeos as parodias, os jogos e os slides com eles eu pude concluir que a classificação dos seres vivos é essencial para a organização das espécies sem que ocorra a variedade de nomes para apenas uma espécie.
    Cada ser vivo possui um nome diferente de acordo com o idioma de cada local. Por causa dessas diferenças, houve a necessidade de obter uma língua padrão para dar nomes às espécies. O latim foi a língua escolhida, por ser considerada uma língua morta que não sofre alterações; existia também uma escala que dividia os seres vivos em 7 níveis: REINO, FILO, CLASSE, ORDEM, FAMÍLIA, GÊNERO e ESPÉCIE; e uma boa forma de lembrar essas divisões, é usando a palavra REFICOFAGE que utiliza as iniciais de cada nível.
    Existe 5 reinos principais:
    . Reino Metazoa ou Animalia : composto por organismos pluricelulares e heterótrofos (não são capazes de produzir sua própria energia). Fazem parte deste grupo: animais invertebrados, vertebrados, aves, mamíferos, inclusive o homem.

    . Reino Metaphyta ou reino Plantae: seres pluricelulares que possuem células revestidas por uma membrana de celulose e que são autótrofos (capazes de produzir sua própria energia). Fazem parte deste grupo: vegetais inferiores, vegetais intermediários (ex. samambaia) e vegetais superiores (plantas).

    . Reino Monera: composto por organismos unicelulares (formados por uma única célula) e procariontes (células que não possuem um núcleo organizado). Fazem parte deste reino: as bactérias e cianobactérias.

    . Reino Fungi: composto por seres eucariontes (núcleo organizado e individualizado) que podem ser uni ou pluricelulares. Fazem parte deste reino: os fungos elementares e os fungos superiores.

    . Reino Protista: formado por seres unicelulares e eucariontes. Estão presentes neste reino: protozoários (giárdias, amebas, tripanossomas) e algas inferiores ou eucariontes.

    Par escrever o nome de uma espécie se utiliza alguns critérios; uma delas foi o sistema binominal, ou seja, cada ser vivo recebe dois nomes, que são os dois últimos nomes, o gênero e a espécie. O gênero sempre começa com letra maiúscula e a espécie sempre com letra minúscula e ambos tem que estar em destaque no texto por isso se utiliza a letra em Itálico.

    Resposta do ultimo slide:

    FLOR (margarida):
    Reino: Plantae

    Clado:angiospérmicas

    Ordem: Asterales

    Família: Asteraceae

    Género:Bellis

    Espécie: Bellis perennis

    ABELHA:
    Reino:Animalia

    Filo:Arthropoda

    Classe:Insecta

    Ordem:Hymenoptera

    Família:Apidae

    Gênere: irá depender do tipo da abelha.

    ANNA KAROLINA MOTA PEREIRA 7°ano S

    ResponderExcluir
  5. Mônica,
    Eu adorei os vídeos as parodias o slide e os jogos, com eles eu pude aprofundar mais na matéria, e aprimorar o meu conhecimento.
    Com os vídeos, o slide e parodias eu pude concluir que a taxonomia é a ciência que classifica os seres-vivos.Essa classificação vem sido feita desde quando o homem começou a dar nome as coisas importantes, na Grécia no tempo da razão Aristóteles já começava a classificar do seu jeito os seres vivos.Depois em 1707 na Suécia nasceu Lineu , considerado hoje o pai da taxonomia, por ter feito uma classificação que ate hoje é usada, dividida em 7 níveis: Reino,Filo,Classe,Ordem,Família,Gênero e espécie, para facilitar o estudo dessa classificação usa-se a palavra REFICOFAGE, que são as iniciais de cada palavra da classificação de Lineu.
    De acordo com a classificação mais aceita existem cinco reinos:
    Reino Animal: seres pluricelulares com células eucariontes e heterótrofos. Exemplo: o homem, elefante, barata.
    Reino Vegetal: seres com células eucariontes, pluricelulares e autotróficos. Exemplo: musgo, samambaia e margarida.
    Reino dos Fungos: seres unicelulares ou pluricelulares, com células eucariontes. Todos são heterotróficos. Exemplo: cogumelos e leveduras.
    Reino Monera: seres vivos unicelulares, com células procariontes, autotróficos ou heterotróficos.
    Reino Protista: seres unicelulares com células eucariontes podem ser autotróficos ou heterotróficos.
    Resposta, da pergunta do slide:
    Abelha
    Reino: Animalia
    Classe: Insecta
    Ordem: Himenóptera
    Sub-ordem: Apócrita
    Família: Apidae
    Sub-família: Apinae
    Gênero: Apis
    Espécie: Vai depender do tipo da abelha

    Flor
    Reino: Plantae
    Divisão: Magnoliophyta
    Classe: Magnoliopsida
    Ordem: Asterales
    Família: Compositae
    Género: Bellis e outras
    Espécie: Várias

    LUANE CARMÉLIA 7°ano S

    ResponderExcluir
  6. Mônica,
    Com os vídeos, slide, jogo e o quiz aprendi e aprimorei meus conhecimentos sobre a classificação dos seres vivos. Em tudo que eu aprendi posso destacar:
    - são chamados unicelulares os organismos formados por uma célula.
    -são chamados pluricelulares os organismos formados por mais de uma célula. Ex.: animais e plantas.
    - existem dois tipos de células, as procariotas e as eucariotas.
    - quando um ser vivo produz o próprio alimento é chamado autotrofismo essa qualidade. Ex.: cianobactérias, algas, e plantas.
    - quando um ser vivo não produz seu próprio alimento é chamado heterotrofismo. Ex.: todos animais e a maioria dos fungos.
    - existem 5 reinos principais:
    * Monera: seres procariotas, unicelulares, autótrofos ou heterótrofos, bactérias e algas azuis.
    * Protista: seres eucariotas, unicelulares, autótrofos ou heterótrofos, algas microscópicas e protozoários.
    * Fungi: seres eucariontes, unicelulares ou pluricelulares, heterótrofos, sem tecidos verdadeiros, fungos.
    * Plantae: seres eucariontes, pluricelulares, autótrofos, vegetais.
    * Animalia: seres eucariontes, pluricelulares, heterótrofos, animais

    - alguns tipos de bactérias são: cocos, estreptococos, espirilos, diplococos, estafilococos, bacilos, vibriões, bactéria flagelada, esporos bacterianos.
    - a nomenclatura biológica se divide em 7 categorias: reino, filo, classe, ordem, família, gênero, espécie. São binominais, escritas em latim, e devem aparecer em itálico ou grifadas. A primeira palavra que indica gênero tem inicial maiúscula, e a segunda que indica espécie tem inicial minúscula.
    - a palavra REFICOFAGE é uma espécie de sílaba para indicar as 7 categorias de classificação.
    - existem aproximadamente dois milhões de espécies de organismos vivos.
    - taxonomia é a ciência que classifica os seres vivos.
    - todos os seres vivos do planeta têm algum grau de parentesco.
    - a classificação dos seres vivos de Lineu é usada até hoje.

    *Resposta do último slide:

    -Abelha
    Reino: Animalia
    Classe: Insecta
    Ordem: Himenóptera
    Sub-ordem: Apócrita
    Família: Apidae
    Sub-família: Apinae
    Gênero: Apis
    Espécie: Vai depender de qual abelha é

    - Flor (margarida):
    Reino: Plantae
    Clado:angiospérmicas
    Ordem: Asterales
    Família: Asteraceae
    Género:Bellis
    Espécie: Bellis perennis


    Louise Fagundes 7º ano SS

    ResponderExcluir
  7. O que aprendi??

    Taxonomia é a ciência que classifica os seres vivos. Ela estabelece critérios para classificar todos os seres sobre a Terra em grupos de acordo com as características fisiológicas, evolutivas e anatômicas e ecológicas de cada animal ou grupo animal. A taxonomia não é uma ciência morta, pois é modificada cada vez que se descobrem outros organismos.
    Algumas formas de classificação dos seres vivos :
    • Aristóteles foi o primeiro nome a desenvolver uma classificação dos seres. Dividiu-os em seres: com sangue e sem sangue.
    • Carlos Lineu desenvolveu o sistema binominal, que consiste no nome cientifico dado aos seres vivos. O nome é formado por duas palavras: o gênero e a espécie, sendo a primeira palavra maiúscula e a segunda minúscula. No texto este nome deve ser destacado : em itálico, negrito, ou sublinhado. A língua adotada foi o latim pois ele é uma língua morta, que não sofre modificações. Desenvolveu também o sistema muito conhecido: REFICOFAGE : Reino, filo, classe, ordem, família, gênero, espécie.
    • Wittaker em 1969 desenvolveu a classificação mais a dotada atualmente a de 5 reinos:
    Monera: (bactérias) procariontes, unicelulares, autótrofos e heterótrofos. Protista: (protozoários): eucariontes uni e pluri celulares e heterótrofos. Platae: eucariontes pluricelulares fotossintéticos. Fungi: ( fungos) : sem tecido, eucariontes uni e pluricelulares, nutrição por absorção. Animalia: ( animais ) nutrição por ingestão, multicelulares, eucariontes.
    • Woese: fez uma classificação comparando o RNA ribossômico dos seres. Dividiuos em 6 domínios: Domínio procariontes : Bacteria, Archaea Domínio eucarionte: Diversos grupos, plantas, animais ,fungos.
    Algumas expressões
    - A célula mais complexa é a eucarionte.
    - Seres unicelulares: que tem uma única célula. ex.: Bactérias, protozoários, algas unicelulares e leveduras.
    - Seres pluri ou multicelulares: organismos formados pois mais de uma célula.
    - Células procariontes: não tem carioteca, material nuclear disperso no citoplasma.
    - Células eucariontes: tem membrana celular.
    - Autotrofismo: Seres fotossintéticos. Ex. bactérias, protistas e plantas.
    - Heterotrofísimo: não fazem fotossíntese . ex. a maioria dos fungos e os animais.
    - archaea bactéria: se difere da bactéria normal devido a sua capacidade de sobreviver em lugares extremos.
    - Cianobactéria: bactérias que tem clorofila ou seja capacidade de realizar a fotossíntese.

    ultimo slide :A quais grupos peretencem oas dois seres vivos focados na imagem :Abelha
    Reino: Animalia
    Classe: Insecta
    Ordem: Himenóptera
    Sub-ordem: Apócrita
    Família: Apidae
    Sub-família: Apinae
    Gênero: Apis
    Espécie: Vai depender do tipo da abelha

    -Flor
    Reino: Plantae
    Divisão: Magnoliophyta
    Classe: Magnoliopsida
    Ordem: Asterales
    Família: Compositae
    Género: Bellis e outras
    Espécie: Várias
    Sara Beatriz 7° ss

    ResponderExcluir
  8. Mônica,
    Gostei muito das paródias, dos jogos e dos slides, que me ajudaram pois retratam a matéria estudada na sala de aula de uma maneira resumida. Os jogos são muito legais e me ajudam a compreender melhor a matéria. Gostei muito o slide que resume toda a matéria estudada.A paródia do professor me ajudou bastante e é muito interessante.

    Com os vídeos podemos aprender muito, principalmente que a classificação não é uma coisa atual, mas uma evolução de estudos ou praticas tempos primitivos, em que os homens davam nomes os seres de acordo com suas caracteristicas. Carlos Lineu que produziu a Taxionomia é considerado o pai da taxonomia, pois fez a classificação mais complexa e profunda, que até hoje é bastante utilizada pelos cientistas. Além dele houve vários outros cientistas e pesquisadores que criaram outros sistemas de classificação, com Aristóteles. Lineu dividiu os seres presentes na natureza em 5 reinos: reino Monera, Fungi, Protista, Animalia e Plantae. A Taxonomia é a ciência que estuda a classificação dos seres vivos e eles possuem 5 reinos , sendo eles:

    MONERA- grupo de seres vivos unicelulares, que possui omaterial genético disperso pelo citoplasma. Esses seres podem ser ou heterótrofos. Nesse reino estão incluídos as bactérias e as cianobactérias.

    FUNGI: grupo de seres vivos multicelulares, que possuem células eucariontes, são heterótrofos e não possuem tecido verdadeiro. Nesse reino estão os fungos.

    PROTISTA: grupo de seres vivos que possuem células eucariontes, são unicelulares, pode ser tanto autótrofo quanto heterótrofos. Nesse reino estão as algas microscópicas e os protozoários.

    ANIMALIA: grupo de seres vivos pluricelulares, que possuem células eucariontes e são heterótrofos. Nesse reino estão os animais e os humanos.

    PLANTAE: grupo de seres vivos pluricelulares, eucariontes e autótrofos. Nesse reino estão presentes os vegetais e plantas.

    Lineu fez sua classificação dividindo-a em 7 categorias : Reino,Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie. Que também pode ser chamado de REFICOFAGE. Lineu cação propôs uma série de regras para a sua classificação, que são:

    - O uso da língua latim para designar as categorias, pois é uma língua morta, que, portanto não pode ser alterada.

    - Todos os nomes do Reino até o Gênero, devem ser escritos com a primeira letra maiúscula.

    - Uma espécie sempre deve sempre usar o sistema binominal.

    - O primeiro nome da espécie deve fazer referência ao gênero a que ela pertence e a segundo à espécie.

    - A primeira letra deve ser escrita em maiúsculo e a primeira letra da segunda palavra em minúscula. Devem ser destacadas no texto, em itálico, negrito ou sublinhado.


    Resposta da pergunta do slide:

    FLOR: pertence ao reino Plantae, possui células pluricelulares e é um ser autótrofo, ou seja, possui a capacidade de produzir seu próprio alimento.

    ABELHA: pertence ao reino Animalia, porque é um ser eucariontes, possui células pluricelulares, assim como a flor, e é heterótrofo, não possuindo a capacidade de produzir seus próprio alimento.

    Gostei bastante da materia!

    Livia Gonçalves Tolentino 7° ano ‘s’

    ResponderExcluir
  9. Mônica,
    Gostei muito das paródias, dos jogos e dos slides, que me ajudaram pois retratam a matéria estudada na sala de aula de uma maneira resumida. Os jogos são muito legais e me ajudam a compreender melhor a matéria. Gostei muito o slide que resume toda a matéria estudada.A paródia do professor me ajudou bastante e é muito interessante.
    Com os vídeos, o slide e parodias eu pude concluir que a taxonomia é a ciência que classifica os seres-vivos.Essa classificação vem sido feita desde quando o homem começou a dar nome as coisas importantes, na Grécia no tempo da razão Aristóteles já começava a classificar do seu jeito os seres vivos.Depois em 1707 na Suécia nasceu Lineu , considerado hoje o pai da taxonomia, por ter feito uma classificação que ate hoje é usada, dividida em 7 níveis: Reino,Filo,Classe,Ordem,Família,Gênero e espécie, para facilitar o estudo dessa classificação usa-se a palavra REFICOFAGE, que são as iniciais de cada palavra da classificação de Lineu.
    De acordo com a classificação mais aceita existem cinco reinos:
    Reino Animal: seres pluricelulares com células eucariontes e heterótrofos. Exemplo: o homem, elefante, barata.
    Reino Vegetal: seres com células eucariontes, pluricelulares e autotróficos. Exemplo: musgo, samambaia e margarida.
    Reino dos Fungos: seres unicelulares ou pluricelulares, com células eucariontes. Todos são heterotróficos. Exemplo: cogumelos e leveduras.
    Reino Monera: seres vivos unicelulares, com células procariontes, autotróficos ou heterotróficos.
    Reino Protista: seres unicelulares com células eucariontes podem ser autotróficos ou heterotróficos.

    Resposta da pergunta do slide:
    Abelha
    Reino: Animalia
    Classe: Insecta
    Ordem: Himenóptera
    Sub-ordem: Apócrita
    Família: Apidae
    Sub-família: Apinae
    Gênero: Apis
    Espécie: Vai depender do tipo da abelha

    Flor
    Reino: Plantae
    Divisão: Magnoliophyta
    Classe: Magnoliopsida
    Ordem: Asterales
    Família: Compositae
    Género: Bellis e outras
    Espécie: Várias

    ResponderExcluir
  10. Como o Brasil é o maior produtor de cana, muitos acreditam que se trata de uma cultura genuinamente nacional, mas não é verdade. A planta surgiu na ilha de Nova Guiné, no meio do oceano pacífico e se espalhou para o mundo gradualmente, junto com a migração humana. No Brasil a cana-de-açúcar só chegou em 1520, logo após os portugueses.

    Desde que chegou ao país no início do século XVI, junto com as primeiras caravelas, a cana-de-açúcar se tornou um dos mais importantes cultivos desenvolvidos no Brasil. Atualmente, o país ocupa o primeiro lugar no ranking de produção de açúcar e é o maior exportador de etanol do planeta. A recente busca por combustíveis renováveis que substituam o petróleo e não sejam tão agressivos ao meio ambiente faz da cana-de-açúcar um produto de importância global na procura por um desenvolvimento mais sustentável.

    higor 7s

    ResponderExcluir
  11. Como o Brasil é o maior produtor de cana, muitos acreditam que se trata de uma cultura genuinamente nacional, mas não é verdade. A planta surgiu na ilha de Nova Guiné, no meio do oceano pacífico e se espalhou para o mundo gradualmente, junto com a migração humana. No Brasil a cana-de-açúcar só chegou em 1520, logo após os portugueses.

    Desde que chegou ao país no início do século XVI, junto com as primeiras caravelas, a cana-de-açúcar se tornou um dos mais importantes cultivos desenvolvidos no Brasil. Atualmente, o país ocupa o primeiro lugar no ranking de produção de açúcar e é o maior exportador de etanol do planeta. A recente busca por combustíveis renováveis que substituam o petróleo e não sejam tão agressivos ao meio ambiente faz da cana-de-açúcar um produto de importância global na procura por um desenvolvimento mais sustentável.

    higor 7s

    ResponderExcluir
  12. Como o Brasil é o maior produtor de cana, muitos acreditam que se trata de uma cultura genuinamente nacional, mas não é verdade. A planta surgiu na ilha de Nova Guiné, no meio do oceano pacífico e se espalhou para o mundo gradualmente, junto com a migração humana. No Brasil a cana-de-açúcar só chegou em 1520, logo após os portugueses.

    Desde que chegou ao país no início do século XVI, junto com as primeiras caravelas, a cana-de-açúcar se tornou um dos mais importantes cultivos desenvolvidos no Brasil. Atualmente, o país ocupa o primeiro lugar no ranking de produção de açúcar e é o maior exportador de etanol do planeta. A recente busca por combustíveis renováveis que substituam o petróleo e não sejam tão agressivos ao meio ambiente faz da cana-de-açúcar um produto de importância global na procura por um desenvolvimento mais sustentável.

    higor 7

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito do blog, me ajudou muito na matéria estudada na sala de aula pois aprendi mais sobre a classificação dos seres vivos.
    MONERA- grupo de seres vivos unicelulares, que possui omaterial genético disperso pelo citoplasma. Esses seres podem ser ou heterótrofos. Nesse reino estão incluídos as bactérias e as cianobactérias.

    FUNGI: grupo de seres vivos multicelulares, que possuem células eucariontes, são heterótrofos e não possuem tecido verdadeiro. Nesse reino estão os fungos.

    PROTISTA: grupo de seres vivos que possuem células eucariontes, são unicelulares, pode ser tanto autótrofo quanto heterótrofos. Nesse reino estão as algas microscópicas e os protozoários.

    ANIMALIA: grupo de seres vivos pluricelulares, que possuem células eucariontes e são heterótrofos. Nesse reino estão os animais e os humanos.

    PLANTAE: grupo de seres vivos pluricelulares, eucariontes e autótrofos. Nesse reino estão presentes os vegetais e plantas.

    Higor Silveira Brandão Alves 7º Ano S

    ResponderExcluir
  14. Mônica,
    Gostei muito dos vídeos, paródias e os jogos. Eles me ensinaram coisas que ainda não sabia. O que é bom, porque quanto mais se vê, mais se aprende. E adoro esta forma de aprendizado, porque você aprende mais e consegue prensar melhor eu sua mente.
    Com eles pude aprender melhor sobre o que é a classificação dos seres vivos. E como foi sua evolução até chegar nos dias de hoje. Aprendi também que existem 7 níveis de classificação : Reino,Filo,Classe,Ordem,Família,Gênero e espécie, que dá a palavra REFICOFAGE. O que é mais fácil de aprender e decorar os níveis. Descobri que de acordo com a divisão de Lineu existem 5 reinos: Monera, Fungi, Protista, Animalia e Plantae.
    Resposta:
    FLOR: é do reino PLANTAE, é eucarionte, pluricelulares, autótrofo e vegetais
    ABELHAS: é do reino ANIMALIA, é eucariontes, pluricelulares e heterótrofo.
    MILENA SAKON PORTGAL 7ºANO S

    ResponderExcluir
  15. Monica, adorei essa postagem, muito interessante.
    Conclui que:
    - A taxonomia é a ciência que classifica os seres vivos.
    - O primeiro a classificar os seres vivos foi Aristóteles, que os dividiu em animais e vegetais. essa classificação não considerava a evolução e era limitada a seres visíveis a olho nu.
    - Sistemática de Lineu: ele dividiu os seres em reinos (Monera, Fungi, Protista, Animalia e plantae), filo, classe, ordem, família, gênero e espécie.
    Resposta;
    ABELHA: reino animália, eucarionte, heterótrofo e pluricelular
    FLOR: reino plantae, eucarionte, autótrofo, pluricelular e vegetal
    ANA LUIZA SOARES MENDES- 7° S
    CEC DIOCESANO

    ResponderExcluir




  16. Monica,
    Gostei muito desta postagem ela é muito interessante e nela aprendi que:

    - A taxonomia é a ciência que classifica os seres vivos.
    - O primeiro a classificar os seres vivos foi Aristóteles, que os dividiu em animais e vegetais. essa classificação não considerava a evolução e era limitada a seres visíveis a olho nu.
    - Sistemática de Lineu: ele dividiu os seres em reinos (Monera, Fungi, Protista, Animalia e plantae), filo, classe, ordem, família, gênero e espécie.
    Resposta da pergunta do slide:
    ABELHA: reino animália, eucarionte, heterótrofo e pluricelular.
    FLOR:reino planta, eucarionte, autótrofo, pluricelular e vegetal.

    ResponderExcluir
  17. Mônica,
    Adorei as postagens, os slides e as paródias, eles me ajudaram a reforçar e aprimorar o meu conhecimento.
    Com essas postagens eu conclui que a taxonomia é a ciência responsável pela classificação dos seres vivos.O primeiro sistema de classificação foi o de Aristóteles no século IV a.C., que ordenou os animais pelo tipo de reprodução e por terem ou não sangue vermelho.
    Logo depois surgiu o sistema de classificação de Lineu, que é composto por sete categorias, são elas: Filo, classe, ordem, família, gênero, espécie e os reinos. Os seres vivos estão atualmente divididos em cinco reinos, são eles:
    Reino Animalia : É composto por organismos pluricelulares e heterótrofos.
    Reino Plantae: São seres pluricelulares que possuem células revestidas por uma membrana de celulose e que são autótrofos.
    Reino Monera: É composto por organismos unicelulares e procariontes.
    Reino Fungi: É composto por seres eucariontes que podem ser uni ou pluricelulares.
    Reino Protista: É formado por seres unicelulares e eucariontes.

    Respostas das perguntas do último slide:
    FLOR: Pertence ao reino Plantae, pois é pluricelular, autótrofa e eucarionte.
    ABELHA: Pertence ao reino Animália, pois é pluricelular, heterótrofo e eucarionte.

    JÚLIA SILVA CAMPOS
    7° ANO 'S'

    ResponderExcluir
  18. Mônica,
    Adorei os slides e as paródias Eles me ajudaram a reforçar e aprimorar o meu conhecimento.
    Concluir que a taxonomia é a ciência responsavél pela classificação dos seres vivos. O primeiro sistema de classificação foi o de Aristóteles no século IV a.C., que ordenou os animais pelo tipo de reprodução. Logo depois surgiu o sistema de classificação de Lineu, que é composto por sete categorias, tais como: classe, filo,ordem,família, gênero, espécie e outros...
    Os seres vivos estão atualmente divididos em cinco reinos:
    - Reino Monera
    - Reino Fungi
    - Reino Protista

    Abraços

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas