terça-feira, 4 de agosto de 2015

9º ANO SEPARAÇÃO DE MISTURAS ATIVIDADES DE FIXAÇÃO




ANIMAÇÃO

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/1414/Web/labvirtq/simulacoes/tempUpLoad/sim_qui_supermicroscopio.htm

http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_revisandoaaula.htm



Vídeos

https://www.youtube.com/watch?v=pMXdm6TX8-0
https://www.youtube.com/watch?v=HvvmwLPVBuc
Substâncias e misturas 
Mistura heterogêneas 
Misturas homogêneas 

ATIVIDADES

http://exercicios.mundoeducacao.com/exercicios-quimica/exercicios-sobre-separacao-misturas.htm

http://rachacuca.com.br/quiz/23177/substancias-fenomenos-e-separacao-de-misturas/

http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/4244782/4104869/C9._2.BIM_2.0.1.3._ALUNO.pdf

https://kroton.e24h.com.br/salaaula/estudos/quimica/125_substancias/index.htm?cod_aula=2461&sNivelEduca=efaf&CFID=4991237&CFTOKEN=cf14f82414813c05-D0DFF236-155D-11FA-0B56A7DC6710D576&jsessionid=9230eba84ad4793ba3f87357486441615787

POWER POINT













12 comentários:

  1. MISTURAS
    As misturas formadas por meio de ligações químicas podem ser denominadas homogêneas ou heterogêneas e se encontrar em 3 estados físicos (sólido, líquido ou gasoso). Há várias formas de separação das substâncias químicas das misturas devido às diferenças físicas entre os compostos, como por exemplo o ponto de ebulição. São exemplos de formas de separação de misturas:
    -Destilação
    -Filtração
    -Evaporação
    -Separação magnética
    (...)

    LIGAÇÕES QUÍMICAS
    Os elementos químicos se ligam entre si através do compartilhamento de elétrons da última camada (camada de valência), essas relações químicas formam substâncias usadas no nosso dia-a-dia como o sal de cozinha (NaCl). As ligações químicas são caracterizadas assim:
    -Iônica: entre metal e ametal;
    -Metálica: entre metal e metal;
    -Covalente: entre ametal e ametal.
    *Os gases nobres apresentam a camada de Valência completa com 8 elétrons, portanto não se relacionam com outros elementos.

    André Bahia Pereira 9ºS

    ResponderExcluir
  2. Existem dois tipos de misturas: Homogêneas e heterogêneas. As misturas homogêneas são misturas que possuem uma única fase, como por exemplo, o sal e a água que juntos, se dissolvem. Já as misturas heterogêneas são misturas que tem mais de uma fase, como por exemplo, a água e o azeite, que quando colocados juntos não se misturam.
    Processos mecânicos podem ser realizados para separar misturas heterogêneas sem que haja necessidade de uma transformação física (como por exemplo, mudança de fase de agregação.)
    Processos físicos podem ser realizados para separar misturas homogêneas nos casos em que é necessária uma transformação física, como mudança de fase de agregação.
    Entre esses processos podemos citar: Catação, tamisação, ventilação, separação magnética, decantação, centrifugação, filtração simples, filtração a vácuo, evaporação, destilação simples, destilação fracionada, flotação, levigação, etc.

    Clara Campos 9º ano S

    ResponderExcluir
  3. A mistura HOMOGENEA nao é possivel distinguir as particulas dos componentes.EX:ar, água do mar, café com água. A mistura HETEROGENEA já é possivel distinguir visualmente os componente .EX: água + óleo , areia.

    MÉTODOS DE SEPARAÇAO: filtraçao- Diferença do tamanho das particulas.
    Destilaçao- diferença da temperatura de ebuliçao
    Decantaçao- diferença da densidade.

    As ligações químicas são caracterizadas assim:
    -Iônica: entre metal e ametal;
    -Metálica: entre metal e metal;
    -Covalente: entre ametal e ametal.
    Os gases nobres apresentam a camada de Valência completa com 8 elétrons, portanto não se relacionam com outros elementos.

    ANA CLARA - 9 ano S

    ResponderExcluir
  4. Uma mistura é constituída por duas ou mais substâncias, sejam elas simples ou compostas. As proporções entre os constituintes de uma mistura podem ser alterados por processos químicos, como a destilação. Todas as substâncias que compartilham um mesmo sistema, portanto, constituem uma mistura. Não se pode, entretanto, confundir misturar com dissolver. Água e óleo, por exemplo, misturam-se mas não se dissolvem. Isso torna o sistema água + óleo uma mistura, não uma solução.
    Existem dois tipos de misturas: as homogêneas e as heterogêneas.

    Lára Francine de Paiva Vieira 9° SS

    ResponderExcluir
  5. A mistura é formada por duas ou mais substâncias puras.
    Substância é cada uma das espécies de matéria que constitui o universo. Pode ser simples ou composta.

    Mistura Homogênea é formada por apenas uma fase. Não se consegue diferencias a substância.
    Exemplo:
    água + sal

    Mistura Heterogênea é formada por duas ou mais fases. As substâncias podem ser diferenciadas a olho nu.
    Exemplo:
    água + óleo

    Ana Vivian 9ºss

    ResponderExcluir
  6. LIGAÇÕES QUÍMICAS
    Os elementos químicos se ligam entre si através do compartilhamento de elétrons da última camada (camada de valência), essas relações químicas formam substâncias usadas no nosso dia-a-dia como o sal de cozinha (NaCl). As ligações químicas são caracterizadas assim:
    -Iônica: entre metal e ametal;
    -Metálica: entre metal e metal;
    -Covalente: entre ametal e ametal.
    *Os gases nobres apresentam a camada de Valência completa com 8 elétrons, portanto não se relacionam com outros elementos.
    Mistura
    A mistura é formada por duas ou mais substâncias puras.
    Substância é cada uma das espécies de matéria que constitui o universo. Pode ser simples ou composta. Ana Gabriela 9ºss

    ResponderExcluir
  7. A maioria das substâncias encontradas na natureza não são puras, mas sim misturas. Por isso, para obtermos determinadas substâncias, devemos utilizar processos de separação, que variam de acordo com o tipo de mistura. Elas podem aparecer em duas categorias: homogêneas (que não são distintas a olho nu) e heterogêneas (quando conseguimos identificar ambas as misturas).
    Alguns exemplos de separação de misturas são: catação, ventilação, separação magnética, levigação, flotação, decantação, destilação simples, destilação fracionada e a cristalização.

    Laura, 9SS

    ResponderExcluir
  8. Misturas Homogêneas: São aquelas que apresentam um aspecto uniforme, com uma única fase.Essas misturas homogêneas são chamadas de soluções e elas não podem ser separadas por métodos físicos, mas apenas por técnicas químicas.
    Misturas Heterogêneas: São aquelas que apresentam mais de uma fase.
    Como água e óleo, água e areia. Podem ser separados por metodos fisicos. Mas o que são exatamente esses métodos?
    São chamados de métodos de separação. São eles: destilação simples ou fracionada, filtração, catação, evaporação, separação magnética (serragem com palha de aço).
    Isadora Brito 9ss

    ResponderExcluir
  9. SEPARAÇÃO DE MISTURAS

    Mistura é um sistema formado por duas ou mais substâncias puras,onde se juntam ou não.
    As misturas podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas. A diferença entre elas é que a mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases. Fase é cada porção que apresenta aspecto visual uniforme.
    Existe uma diferença entre solução e composto, as soluções não têm composição fixa como a dos compostos, ou seja, as quantidades de cada elemento presentes nas soluções podem variar e estar em qualquer proporção.
    Existe várias formas de separar as misturas,dentre elas podemos citar:

    - Destilação Simples ou Fracionada
    - Flotação
    - Decantação
    - Catação
    - Filtação (...)

    Exemplos de misturas homogêneas: as águas salgadas, o ar, apresentam uma única fase. A água do mar contém, além de água, uma quantidade enorme de sais minerais.

    Exemplos de misturas heterogêneas: água e óleo, granito. A água e o óleo não se misturam, sendo assim, é um sistema que apresenta duas fases e cada uma é composta por uma substância diferente.


    LIGAÇÕES QUÍMICAS

    As ligações químicas são ligações existentes entre elementos químicos que perdem ou ganham elétrons (camada de valência)
    Podemos destacar as ligações químicas como:

    Metal com metal: ligação metálica
    Ametal om ametal: ligação covalente
    Ametal com metal: ligação iônica

    Os gases não se relacionam om outros elétrons.

    Breno Rafael O. Santos 9°ss

    ResponderExcluir
  10. Há dois tipos de mistura a homogênea e a heterogênea! Ah homogênea apresenta apenas uma fase já e heterogênea possui duas ou mais! Um exemplo de mistura homogênea é o ar, que e possui uma mistura de oxigênio e nitrogênio que apresenta aspecto homogêneo! Já um exemplo de mistura heterogênea é a água e o óleo, eles não se misturam assim contendo duas fases!
    Ah alguns métodos de separação das misturas como: filtração, decantação, destilação, flotação e outros...
    Maria Eduarda Bessa Bahia 9°ss

    ResponderExcluir
  11. Separação das misturas

    Heterogênea: filtração, decantação, catação, flotação, dissolução fracionada, separação magnética, sublimação.
    Homogênea: destilação: simples, fracionada, cristalização.

    Ligações Químicas

    - Iônica: metal, ametal
    - covalente: ametal, ametal.
    - metálica: metal, metal
    Emilly Vitória 9 ano S

    ResponderExcluir
  12. É muito difícil encontrar na natureza as substâncias em seu estado puro, mas quando estão misturadas elas não perdem suas características químicas. Sendo assim, é possível obter determinada substância usando um método específico de separação. Conheça então, alguns métodos utilizados para separar misturas heterogêneas:

    Decantação: As misturas heterogêneas de líquidos, se deixadas por um tempo em repouso, têm sua parte sólida depositada no fundo do recipiente separando-se da fase líquida. Isso acontece porque o sólido, sendo mais denso, sedimenta-se.

    Filtração: Nesse processo, quando a mistura é despejada sobre o filtro, o sólido não dissolvido fica retido e a fase líquida passa livremente. Esse filtro contém uma superfície porosa que retém a parte sólida e deixa passar a parte líquida. Existem vários tipos de filtros: de algodão, de papel, de porcelana, etc. Os filtros de papel são muito usados no preparo do café. A água para ser considerada potável tem que passar pelas velas dos filtros, que retêm os microorganismos causadores de doenças.

    Ventilação: Esse método é usado, por exemplo, para separar a palha do grão de arroz. É aplicada uma corrente de ar, e a palha, que é mais leve, voa.

    Sublimação: as substâncias participantes desse processo podem ser separadas das impurezas através da sublimação e posterior cristalização.

    Separação Magnética: É um método que utiliza a força de atração do ímã para separar materiais metálicos ferromagnéticos dos demais. Uma mistura de limalha (pó) de ferro com outra substância, pó de enxofre, por exemplo, pode ser separada com o emprego de um ímã. Aproximando o ímã da mistura, a limalha de ferro prende-se a ele, separando-se do enxofre. Ana Lóren 9°ss

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas