terça-feira, 1 de dezembro de 2015

SISTEMA IMUNOLÓGICO






Sistema imunológico 8º

http://www.youtube.com/watch?v=rHk773irs_8

http://www.youtube.com/watch?v=7IbkMQffzTo



http://www.youtube.com/watch?v=KHFt_3j_rqU

http://www.youtube.com/watch?v=3OElzu-AWqA

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=8VBwU1sdwvE

http://www.youtube.com/watch?v=LqOyqa6ukPE

http://www.butantan.gov.br/home/micro_cd_aula4.php

http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/plano-de-aula-ciencias-sistema-imunologico-715447.shtml?page=all#videofluxosanguineo

Artigos de revistas sobre o sistema imunológico

http://saude.abril.com.br/edicoes/0286/medicina/conteudo_235964.shtml?pagin=1

http://saude.abril.com.br/especiais/zinco/sistema_imune.shtml

http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/como-funcionam-vacinas-como-sao-produzidas-480252.shtml

http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/mecanismos-defesa-doencas-autoimunes-618913.shtml

http://www.universidadedascriancas.org/perguntas/resposta.php?id=85

http://www.universidadedascriancas.org/perguntas/resposta.php?id=48

JOGOS

http://teca.cecierj.edu.br/popUpVisualizar.php?id=48060

http://www.hsw.uol.com.br/quiz.htm?q=1499



15 comentários:

  1. Bom, pude entender que o sistema imunológico é uma rede de defesa do organismo que age contra o ataque de invasores. É ele quem protege o corpo de doenças e infecções que vem do meio externo. As células envolvidas são os glóbulos brancos ou leucócitos que procuram e destroem organismos causadores de doenças. Alguns órgãos do nosso corpo são chamados de linfóides, pois são eles que armazenam ou produzem os chamados glóbulos brancos. Os leucócitos circulam pelo corpo através dos órgãos e gânglios pelos vasos sanguíneos e linfáticos. O sistema imunitário funciona coordenadamente para que possa haver uma proteção mais eficaz e capaz de evitar possíveis problemas. Existem dois tipos de leucócitos, os linfócitos e fagócitos. Quando os antígenos (substâncias que invadem o corpo) são detectados, várias células trabalham em conjunto para reconhecê-los e responder, assim começa a produção de anticorpos que bloqueiam o trabalho dos antígenos, porém eles não são capazes de destruí-los por completo. Os seres humanos têm três tipos de imunidade: imunidade inata, imunidade adaptável e imunidade passiva. Como exemplo há o leite materno que é responsável pela imunização natural do bebê funcionando como a primeira vacina.

    Abraços, Mª Lígia 8° ano s

    ResponderExcluir
  2. Monica,
    Eu entendi que o sistema imunológico é a defesa do nosso organismo contra germes, micro-organismos, qualquer invasor. É ele que nos protege de qualquer ameça. Quando entra alguma coisa diferente no nosso corpo os glóbulos brancos ou leucócitos, dois tipos basicos se combinam para procurar e destruir organismos causadores de doenças ou substâncias.
    Os leucócitos são produzidos ou armazenados em vários locais do corpo, incluindo o timo, baço e medula óssea. Os leucócitos circulam através do corpo pelos vasos linfáticos e vasos sanguíneos.
    Os dois tipos de leucócitos são: Fagócitos, células que protegem dos organismos invasores através da digestão e Linfócitos, células que permitem o corpo lembrar e reconhecer os invasores anteriores e ajudam a destruir. Quando o nosso organismo detecta os antígenos, o nosso corpo aciona a defesa, que se une para bloquear o seu trabalho. Mas não é possível sua destruição completa.
    A gente nasce com imunidade inata (ou natural), um tipo de proteção geral. Muitos dos germes que afetam outras espécies não nos prejudicam. Por exemplo, o vírus que causa leucemia em gatos ou em cães com cinomose não afeta os seres humanos. e tem também outros dois tipos de imunidade: a imunidade passiva e a imunidade adaptável.
    Clara Luana 8 ano"SS"

    ResponderExcluir
  3. O sistema imunológico nos auxilia na defesa do organismo. Ele nos protege dos agentes externos. O espirro, lágrimas, saliva, pele, nos protegem de micro-organismos e bactérias. Há o sistema linfático, onde alguns órgãos do nosso corpo são chamados de linfoides. A vacina é uma forma de imunização ativa, onde o antígeno é inoculado para produzir anticorpos nas pessoas (vacina) e há a imunização passiva, onde o antígeno é inoculado em animais (soro), como por exemplo, o veneno que é extraído da cobra, purificado, inoculado no cavalo, depois retira sangue do cavalo e separa os anticorpos que produzem o soro. Os leucócitos circulam pelo nosso corpo, e eles ajudam a proteger nosso organismo. Há também a imunização passiva natural, que é o leite materno. O primeiro leite é chamado de colostro, onde se encontra todos os anticorpos para o bebe, e é a partir dai que a criança vai formando seu sistema imune.
    Maria Clara O.

    ResponderExcluir
  4. O sistema imunológico humano consiste numa rede de células, tecidos e órgãos que atuam na defesa do organismo contra o ataque de invasores externos.
    O nosso organismo possui mecanismos de defesa que podem ser diferenciados quanto a sua especificidade, ou seja, existem os específicos contra o antígeno ("corpo estranho") e os inespecíficos que protegem o corpo de qualquer material ou microorganismo estranho, sem que este seja específico.
    O organismo possui barreiras naturais que são obviamente inespecíficas, como a da pele (queratina, lipídios e ácidos graxos), a saliva, o ácido clorídrico do estômago, o pH da vagina, a cera do ouvido externo, muco presente nas mucosas e no trato respiratório, cílios do epitélio respiratório, peristaltismo, flora normal, entre outros.
    Se as barreiras físicas, químicas e biológicas do corpo forem vencidas, o combate ao agente infeccioso entra em outra fase. Nos tecidos, existem células que liberam substâncias , capazes de provocar dilatação da região, com aumento da permeabilidade e saída de líquido. Isso pode causar vermelhidão, inchaço, aumento da temperatura e dor, conjunto de alterações conhecido como inflamação.
    As vacinas contêm agentes infecciosos inativados ou seus produtos, que induzem a produção de anticorpos pelo próprio organismo da pessoa vacinada, evitando a contração de uma doença. Isso se dá através de um mecanismo orgânico chamado “memória celular”.
    O colostro é um fluido muito líquido, amarelado e quase transparente, que é produzido pela mama, antes do leite materno propriamente dito, e deve ser dado ao bebé, o mais cedo possível. Trata-se de um líquido muito rico em proteínas, água e gorduras essenciais - nutricionalmente adaptado às necessidades do recém-nascido.


    A importância deste líquido prende-se com o reforço do sistema imunitário do recém-nascido. O colostro está repleto de anticorpos produzimos pela mãe, que transmitem ao bebé a informação sobre todos os microorganismo com os quais a mãe entrou em contacto durante toda a sua vida, protegendo assim o seu recém-nascido.
    Sol B Torres

    ResponderExcluir
  5. O sistema imunológico é uma barreia cheia de células com várias funções,elas são responsáveis por combater bactérias,fungos,doenças,micro-organismos etc.As barreiras externas,a pele,o muco,os cílios,a saliva,lágrima e enzima por exemplo,nos protegem de bactérias.O colostro (leite materno) é rico em células imunologicamente ativas,anticorpos e proteínas,protegendo o bebê de várias infecções.Ele também ajuda o intestino do bebê amadurecer e funcionar de maneira eficiente,por isso é tão importante.

    Maria Fernanda R.
    8º ano

    ResponderExcluir
  6. O corpo reage diariamente aos ataques de bactérias, vírus e outros micróbios, por meio do sistema imunológico. Muito complexa, essa barreira é composta por milhões de células de diferentes tipos e com diferentes funções, responsáveis por garantir a defesa do organismo e por manter o corpo funcionando livre de doenças. Quando entra alguma coisa diferente no nosso corpo os glóbulos brancos ou combinam para procurar e destruir organismos causadores de doenças . Uma forma de imunização ativa é a vacina, onde o antígeno é inoculado para produzir anticorpos nas pessoas e tem a imunização passiva, onde o antígeno é inoculado em animais , fazendo os soros, como por exemplo, o veneno que é extraído da cobra, purificado, inoculado no cavalo, depois retira sangue do cavalo e separa os anticorpos que produzem o soro. A primeira forma de imunização de um bebê é o leito materno, onde tem várias proteínas, vitaminas e anticorpos da mãe.

    Maria Eduarda Pereira Aguiar 8º ano 'S'

    ResponderExcluir
  7. Com base nos conteúdos passados nas aulas e com a postagem do blog, eu pude concluir que o sistema imunológico é responsável por ajudar o nosso corpo a combater micro-organismos invasores, ou seja ele auxilia no combate desses micro-organismos evitando que exista a proliferação deles acarretando assim doenças no nosso corpo. Vimos que desde pequenos, nosso sistema imunológico vai se aperfeiçoando e os bebes ao receberem o leite materno(colostro) recebem também anticorpos que foram produzidos pela mãe, transmitindo assim uma "memoria", informações, de doenças e micro-organismo que já tiveram contado com a mãe ou seja uma imunização passiva natural. Já as vacinas são uma forma de imunização ativa artificial já que colocam o antígeno em pequena quantidade para o organismo criar maneiras de combate-lo criando anticorpos.Alem disso há as defesas naturais do nosso corpo como as lagrimas,a pele,suco gástrico,a saliva os cilios e etc.

    Lais Caires Gonzaga 8° ano S

    ResponderExcluir
  8. Mônica,
    As postagens confirmaram o que havíamos aprendido em sala de aula que o nosso corpo mesmo que não vemos trava uma luta diária com seres super inteligentes que são os vírus e as bactérias, mas para combater esses micro-organismos nós temos o nosso sistema imunológico que atua com a ação inespecífica que é quando ele combate qualquer tipo de bactéria, já a específica que tem como exemplo a ação imunológica sobre vírus.
    Vimos também que as vacinas vieram para nos ajudar e tanto, prevenindo muitas doenças através do vírus da doença só que fraco. OS soros também têm uma grande importância nas nossas vidas
    As alergias mostram que o nosso sistema imunológico está fraco e a nossa primeira vacina é quando nos alimentamos pela primeira vez(o primeiro leite materno).
    ISANNA FERREIRA, 8º ANO"SS"

    ResponderExcluir
  9. Mônica,
    As postagens do blog acrescentou algo a mais no que já havíamos aprendido em sala de aula. O sistema Imunológico que é as defesas do nosso corpo que combate contra os vírus e as bactérias. Também fala das vacinas que veio ajudar a combater as doenças que temos pegado, com isso pude aprender também que a primeira vacina que tomamos e o leite materno (colostro) que previni todas as doenças que a mãe já teve
    ERNAN GUSTAVO 8 ano ss

    ResponderExcluir
  10. Mônica,
    No livro vimos muito sobre vários assuntos. Sobre o sistema imunológico vimos a criação de vacina, e do soro. Vimos também sobre o mesmo assunto que eles são usados em ocasiões diferentes, que a vacina é usada para prevenir, já o soro é usado para combater de imediato, como em uma mordida de cobra.
    Sabemos que o leite materno é a primeira vacina de um bebê contra algumas doenças que a mãe teve.
    Meliny Vitória 8º SS

    ResponderExcluir
  11. Mônica,
    Essas postagens me ajudaram a aprofundar mais meus conhecimentos em relação a matéria: como são feitas as vacinas , quais os orgãos do sistema imunulógico... enfim, essa matéria é ótima e melhorou bastante meu desempenho, visão e empolgação em relação a ciências. Espero poder aprender ainda mais com esse blog fantastico que nos auxilia.
    DANIELA 8º SS

    ResponderExcluir
  12. Monica,
    Com esses postes, pude aprofundar meu conhecimentos, como o fato de que o leite materno é a primeira vacina que a criança toma e pude também aprender sobre os fagócitos e os linfócitos, foi muito bom aprender todas essas coisas, espero no ano que vem aprende muitas outras coisa bacanas.
    bjus. Julia Soares Vieira 8 ano "ss"

    ResponderExcluir
  13. Mônica,
    Aprendi bastante a matéria desse bimestre ,e pude perceber que várias coisas não era como eu pensava.Aprendi que o leite materno é muito importante para o bebe ,além de prevenir de vários danos,protege o bebe também de doenças que a mãe já teve .E o primeiro leite materno da mãe para passar para o filho , não é igual aos outros próximos , pois ele é meio amarelado e é chamado de colostro. Aprendi também sobre o sistema imunológico,que serve para proteger o nossos corpo de vírus,bactérias ,micro-organismo ,etc...sobre as vacinas também ,que serve para nos prevenir de doenças e o soro que não promovem uma imunização ativa, uma vez que, nesses casos, são inoculados anticorpos previamente produzidos em outro organismo. No caso dos soros, dizemos que ocorre uma imunização passiva.
    Millena Sthéfane 8 ano ss

    ResponderExcluir
  14. Mônica aprendi que:
    Estamos diariamente expostos a milhares de perigosos microrganismos, como vírus, bactérias e parasitas. Felizmente, o corpo humano possui um mecanismo protetor contra esses invasores: o sistema imunitário. A pele, as mucosas, a acidez gástrica, as lágrimas e a saliva são chamadas de barreiras físicas.

    Uma bactéria consegue ultrapassar essas barreiras protetoras, É então que entra o sistema imunitário, também conhecido como sistema imunológico.

    Ele é formado por diversas células de defesa, chamadas de glóbulos brancos. Essas células circulam pelo sangue e atuam como uma frente de proteção, que age de forma específica contra cada tipo de invasor.
    Higor Brandão 7s

    ResponderExcluir
  15. Mônica apredi que:
    O sistema imunológico humano (ou sistema imune, ou ainda imunitário) consiste numa rede de células, tecidos e órgãos que atuam na defesa do organismo contra o ataque de invasores externos. Estes invasores podem ser microrganismos (bactérias, fungos, protozoários ou vírus) ou agentes nocivos, como substâncias tóxicas (ex. veneno de animais peçonhentos). As substâncias estranhas ao corpo são genericamente chamadas de antígeno. Os antígenos são combatidos por substâncias produzidas pelo sistema imune, de natureza proteica, denominadas anticorpos, que reagem de forma específica com os antígenos.

    Quando o sistema imune não consegue combater os invasores de forma eficaz, o corpo pode reagir com doenças, infecções ou alergias.

    A defesa corporal é realizada por um grupo de células específicas que atuam no processo de detecção do agente invasor, no seu combate e total destruição. Todo este processo é denominado de resposta imune.
    Kaio Brandão 8s

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas