segunda-feira, 8 de maio de 2017

Nutrição e saúde 8º ano José Gorutuba




A preservação da saúde tem sido um tema amplamente trabalhado nas escolas, com o objetivo de levar os alunos a se conscientizarem sobre a necessidade de cada um assumir a responsabilidade pela manutenção de sua saúde e da coletividade. Nesse sentido, tem-se orientado a prática de exercícios físicos diários, alimentação saudável, preservação do ambiente, dentre outras ações alternativas e terapêuticas que contribuem com a saúde da população e do planeta.





Multimídia









Paródias






























http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/tv/materias/CAMARA-INFORMA/186474-AGROTOXICOS.html

http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2014/05/legumes-nao-aproveitados-alimentam-milhares-de-criancas.html

41 comentários:

  1. Aprendi muito com as paródias continuem postando mais q eu achei muito legal 👏
    Cleisson 8B

    ResponderExcluir
  2. As parodias são bem conclusivas,e da pra aprender divertindo ao mesmo tempo,muito bem bolado gostei muito!!
    Samuel Lucas 8C

    ResponderExcluir
  3. Aprendi bastante com as paródias,principalmente anjo X diabinho na alimentação, e assim o aprendizado fica mais simples e divertido.
    Thayná Balieiro Dias 8ºB

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante das parodias, sao muoto legais, e enntendo que sobre saúde e nutriçao relaciona ; a diversos fatores que influenciam o desenvolvimento do indivíduo, desde a fase de vida intra-uterina, porém nenhum deles é tão importante quanto a alimentação.A nutrição humana tem início na vida embrionária, sendo todo o período de gestação um processo nutritivo: a mãe transfere para o filho os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento. Para que isto ocorra, é preciso que a gestante receba uma alimentação adequada.Após o nascimento, até aproximadamente os quatro anos, a criança passa por transformações muito rápidas, por isso sua alimentação deve ser bem equilibrada. Carências nutricionais nesta fase, em que o cérebro completa sua formação, podem ser responsáveis por danos irreparáveis no desenvolvimento mental, os quais podem ser percebidos apenas no período escolar: dificuldade de alfabetização, raciocínio lento e outros problemas da aprendizagem podem ter origem na má nutrição.Também a formação óssea pode vir a apresentar alterações indesejáveis, com o processo de crescimento, decorrentes de carências nutritivas: deformações do tórax, arqueamento das pernas e estatura abaixo do normal.É através da alimentação que o organismo recebe os nutrientes necessários à manutenção da saúde. Por isso, desaconselha-se o uso de complementos nutricionais sob a forma de medicamentos (como complexos vitamínicos, minerais e outros) a não ser por prescrição médica. A verdadeira fonte de nossas riquezas está no alimento, seja ele ingerido na sua forma natural ou modificado.Deste modo, aconselha-se, desde a mais tenra infância a adoção de hábitos alimentares saudáveis, capazes de contribuir para a saúde do indivíduo em todas as fases de sua vida. O conceito de saúde que adotamos é da Organização Mundial de Saúde: "Completo bem-estar e pleno desenvolvimento das potencialidades físicas, psico-emocionais e sociais e não a mera ausência de doença ou enfermidade." Assim, o ser humano está saudável quando apresenta uma relação produtiva e harmoniosa com o seu meio ambiente, na sua cultura e na época vigente ... sou luana chrisney borges santos do 8° ano B

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Mônica aprendi muita coisa .
    Nao tive dúvidas em nada não.����

    ResponderExcluir
  6. Conseguir aprender muita coisa com a parodia e não tenho nenhuma dúvida.Obrigada����

    ResponderExcluir
  7. Monica eu entendi que o nosso corpo precisa de diversos tipos de nutrientes para estar em boa forma,para que consigamos realizar as atividades diárias pois nos somos o que comemos,na pirâmide alimentar vi que o que edta na base deve ser consumido com maior frequência e evitar gorduras e doces pois eles em excesso fazem mal ao nosso corpo.As parodias são muito interessantes porque rapidamente conseguimos entender a matéria.Devemos ter uma alimentação balanceada ou seja comer de tudo um pouco,nossas refeições devem ser ricas em frutas verduras e legumes que fazem muito bem ao nosso corpo mantendo ele saudável,alem de uma boa alimentação precisamos praticar exercícios físicos para ajudar nos a manter a boa forma e ajuda a prevenir doenças.Bem foi isso que eu consegui compreender a absorver do conteúdo.
    Bárbara Fernandes
    8a

    ResponderExcluir
  8. anjo x diabinho na alimentação, eu achei incrível o que o anjo falou das frutas,verduras,legume isso e bom para o nosso corpo e para o intestino,para que consigamos realizar as atividades diárias pois nos somos o que comemos,Devemos ter uma alimentação balanceada ou seja comer de tudo um pouco,nossas refeições devem ser ricas em frutas verduras e legumes que fazem muito bem ao nosso corpo mantendo ele saudável,alem de uma boa alimentação precisamos praticar exercícios físicos para ajudar nos a manter a boa forma e ajuda a prevenir doenças.
    AYANE JAMILLY ARAÚJO VIEIRA,8ºB,Nº05

    ResponderExcluir
  9. Mônica aprende muito com as parodia parabéns continue postando valeu pela dica e isso ajude muito...Gostei bastante das parodias, sao muoto legais, e enntendo que sobre saúde e nutriçao relaciona ; a diversos fatores que influenciam o desenvolvimento do indivíduo, desde a fase de vida intra-uterina, porém nenhum deles é tão importante quanto a alimentação.A nutrição humana tem início na vida embrionária, sendo todo o período de gestação um processo nutritivo: a mãe transfere para o filho os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento. Para que isto ocorra, é preciso que a gestante receba uma alimentação adequada.Após o nascimento, até aproximadamente os quatro anos, a criança passa por transformações muito rápidas, por isso sua alimentação deve ser bem equilibrada. Carências nutricionais nesta fase, em que o cérebro completa sua formação, podem ser responsáveis por danos irreparáveis no desenvolvimento mental, os quais podem ser percebidos apenas no período escolar: dificuldade de alfabetização, raciocínio lento e outros problemas da aprendizagem podem ter origem na má nutrição.Também a formação óssea pode vir a apresentar alterações indesejáveis, com o processo de crescimento, decorrentes de carências nutritivas: deformações do tórax, arqueamento das pernas e estatura abaixo do normal.É através da alimentação que o organismo recebe os nutrientes necessários à manutenção da saúde. Por isso, desaconselha-se o uso de complementos nutricionais sob a forma de medicamentos (como complexos vitamínicos, minerais e outros) a não ser por prescrição médica. A verdadeira fonte de nossas riquezas está no alimento, seja ele ingerido na sua forma natural ou modificado.Deste modo, aconselha-se, desde a mais tenra infância a adoção de hábitos alimentares saudáveis, capazes de contribuir para a saúde do indivíduo em todas as fases de sua vida. O conceito de saúde que adotamos é da Organização Mundial de Saúde: "Completo bem-estar e pleno desenvolvimento das potencialidades físicas, psico-emocionais e sociais e não a mera ausência de doença ou enfermidade."
    AYANE JAMILLY ARAUJO VIEIRA,8ºB,Nº05

    ResponderExcluir
  10. As paródias são muito úteis e interessantes. Da pra aprender muita coisa de uma forma mais leve e divertida. Gostei bastante da primeiraprimeira.
    Lara Geovanna 8°C

    ResponderExcluir
  11. Adorei as paródias Mônica,aprendi bastante com seu blog, Gostei muito!
    Sarah Brenda 8B

    ResponderExcluir
  12. muito boa as parodias da pra aprende muito com elas
    principalmente a do anjinho x diabinho
    e um jeito muito legal de aprende
    muito bonito oque o anjo fala
    Ana julia 8b n:2

    ResponderExcluir
  13. Aprendi bastante com as paródias,com as paródias é um jeito muito legal de aprende.Gostei bastante da primeira paródia

    ResponderExcluir
  14. Aprendi bastante com as paródias,com as paródias é um jeito muito legal de aprende.Gostei bastante da primeira paródia

    ResponderExcluir
  15. Aprendi bastante com as paródias,Da pra aprender muitas coisas com as paródias.Gostei muitos principalmente da primeira paródia.
    Anny karoliny 8ºc

    ResponderExcluir
  16. As paródias são muito interessantes. Da pra aprender muita coisa de uma forma mais divertida. Gostei bastante da primeira. Lucas Gabriel 8ºc

    ResponderExcluir
  17. São otimas as parodias gostei bastante tem como voce aprender se divertindo , e a hitorinha do anjinho x diabinho gostei bastante e ri muito tambem e bem engraçado e das parodias a primeira foi a que eu mais gostei .



    Joyce 8ºB

    ResponderExcluir
  18. Eu entendi que preservando a saúde taremos preservando a nossa vida com alimentos saudável e praticando exército físico
    Sobre o anjo é diabinho que os alimentos orgânico te da mais força, disposição e mais saudáveis.
    Diferente das coisas que o diabo indicou além de te dá dores de barriga e faz mal pra saúde.
    Sobre a vitaminas eu entendi que as (c,b)te dá mais resistência uma vida melhor e mais anos de vida saudável.
    Os alimentos serve para mata fome e te da força para fazer exército físico.
    Os nutrientes são alimentos que precisamos pra vive e faze atividades.
    As proteínas nos da benefício para o nosso corpo.
    Norton Miguel 8*B

    ResponderExcluir
  19. Aprendi muito com as paródias, achei muito legal, elas servem de complemento para o aprendizado de forma divertida e descontraida.
    Eu aprendi que o alimento serve como combustível para o nosso corpo. Já os nutrientes são substâncias que compõem os alimentos e que o organismo precisa para viver. Eles fornecem energia para o funcionamento dos órgãos e outros como: esportes etc; "materiais para promover crescimento cicatrização de feridas substituição de células enlhecidas etc."
    Os nutrientes são: proteínas, gorduras, vitaminas, minerais, carboidratos, e água.
    Mas o principal é ter uma alimentação equilibrada "uma alimentação saudável".
    Comer sempre frutas e verduras, usar sal açúcar carnes com moderação, preparar sua alimentação com bastante higiene, tomar bastante água, fazer exercícios físicos é sempre bom.
    Maria Clara 8°anoB

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito das parodpatodias aprendi muito com elas.
    Aprendi muito sobre coisas diferentes que eu nem sabia a respeito de muitas coisas sobre nutrientes de certos alimentos.
    Aprendi coisas como importância de nutrientes,de certos alimentos para o nosso organismo e muitas coisas legais a respeito da saúde alimentar
    Obrigado

    Lucas Gabriel Maurício Bispo
    8°b

    ResponderExcluir
  21. Lucas Daniel 8°B...Gostei muito da matéria aprendi que o corpo não pode ter nem muitas nem poucas vitaminas e que a gente tem que ter uma alimentação saudável.

    ResponderExcluir
  22. Gostei muito aprendi bastante com a materia.
    descobri coisas novas a respeito da saude alimentar, das proterinas,
    e o corpo.
    descobri o tam importante são alguns tipos de proteinas e como agem no nosso corpo diariamente, pelo consumo.
    Lucas Gabriel 8°

    ResponderExcluir
  23. aprendi muito com essas parodias,a do anjo x diabinho,e também é muito divertida, aprendi que muitas pessoas vão muito para o lado do diabinho,por comer coisas que não são saudáveis invés de
    seguir o lado do anjo que são coisas saudáveis,enquanto um homem é pressionado pelo diabinho para comprar coisas como :refrigerante,salame,salgados, o outro homem é incentivado a comprar,maçam,mamão,frutas e coisas saudáveis,pois terá uma melhor saúde e disposição.
    cada um mais criativo que o outro,parabéns
    mariana pereira silva 8a

    ResponderExcluir
  24. Gostei muito aprendi bastante com as parodias e imagens.
    aprendi assim coisas muito importantes a respeito das proteinas dos alimentos,importancia de certos alimentos para nossa saudo e organismo.
    vi o quanto e importante manter uma alimentação saldavel com alimentos de diferentes proteinas.

    Lucas Gabriel 8°

    ResponderExcluir
  25. As paródias ajudam muito! A fixar o conteúdo de maneira divertida e prática!!

    ResponderExcluir
  26. Ameis as parodias alem de nos diverti com as musicas aprendemos muito , aprendi sobre as alimentação saudaveis o que comer , o que não comer etc . As parodias são bem conclusivas,e da pra aprender divertindo ao mesmo tempo,muito bem bolado gostei muito!! Parabéns professora Monica .


    Joyce Milleny 8°B

    ResponderExcluir
  27. gostei muito ,alem de ensinar nos divertimos cm as parodias !


    any gabriely 8c

    ResponderExcluir
  28. gosteimuito , alem d e ensinar nos divertimos muito cm as parodias

    ResponderExcluir
  29. Paródias muitos legais,e também eu entendi que comendo verdura,legumes e etc.vc fica com a vida muito mais saúdavel.parabéns Mônica por esse trabalho que vc tem feito!!!.


    Matheus Mendes Farias 8 ano B

    ResponderExcluir
  30. Eu aprendi que nem tudo que é bom é saudável, e que quanto mais saudável sua alimentação, mais saudável tu fica.
    E que quando temos vitaminas em excesso é hipervitaminose e a falta delas é avitaminose, e que as vitaminas B e C são hidrossolúveis, e as K, E, D, e A são lipossolúveis, e cada vitamina ajuda em algo, por isso todas são importantes, mas nem todas podem ser ingeridas todo dia.
    Dauane Oliveira, 8°A

    ResponderExcluir
  31. gostei muito das parodias pois elas estao nos incentivando a criar um habito alimentar mais saudavel comendo frutas legumes e verduras e ela nois mostra o quanto faz mal as besteira que comemos como:refrigerantes,salgados,carnes com muita gordura e etc... vitaminas sao muito boas mas tambem nao podemos nos esquecer que excesso de vitaminas pode causa hipervitaminose e se consumimos poucas vitaminas causa avitaminose por isso devemos consumir de tudo um pouco sem exageros,por isso temos que ter uma alimentacao saudavel e praticar exercicios para manter a boa saude fisica e combater a obesidade e outras doencas. LILIANE ANTUNES 8°A

    ResponderExcluir
  32. Eu aprendi que devemos ter cuidado com a nossa alimentação,não só pelo aspecto para evitar aumento de peso, mas para permitir que tenhamos uma boa saúde, pois determinados nutriente (vitaminas) são responsáveis por diversas funções no nosso organismo.
    A primeira paródia faz uma analogia interessante sobre o marketing que fazem sobre determinados tipos alimentos que podem não nos fazer bem, como os fast foods, salgadinhos e refrigerantes. Compreendi que não é algo "proibido" ingerir esse tipo de alimentos, mas é algo que devemos evitar. "Nós somos o que comemos", ou seja, se quisermos ser saudáveis, devemos ingerir alimentos saudáveis.
    A segunda e a terceira paródias falam sobre os benefícios e as características de cada vitamina, sendo as vitaminas B e C hidorssoluveis e as vitaminas K,E, D e A lipossoluveis.

    Carolina Ribeiro,8°A

    ResponderExcluir
  33. Adorei Mônica aprendi muito e principalmente como devo me alimentar não tive dúvida em nada essas paródias são muitos boas e faz a gente aprender muito.

    ResponderExcluir
  34. Adorei Mônica aprendi muito com essas paródias e principalmente como devo me alimenta e evitar muitas coisas gordurosas e doces não tive dúvida nenhuma pública mais paródias com ela aprendi muitas coisas.
    Maria Fernanda 8A

    ResponderExcluir
  35. matéria bem legal gostei bastante das parodias.
    A do anjo x diabinho e interessante pois todos nos gostamos de toma refrigerante comer frituras e etc, mais devemos comer coisas saldáveis como verduras, frutas, sucos e vários outros alimentos que fazer bem para nossa saúde como a vitamina A que esta presente em cenouras, leite, tomate, e outros alimentos que fazem bem parar a nossa visão.
    Aprendi q os alimentos servem para saciar e fome e dar combustível para nosso corpo, os nutrientes nos precisamos parar viver eles servem também para o bom funcionamento dos órgãos e para nus dar energia para viver.
    Hugo Samuel 8ºB

    ResponderExcluir
  36. Adorei Monica ,Aprendi Muito, principalmente com As Parodias pois fica mais fácil de aprender a matéria e muito mais divertido, O vídeo do AnjozxDiabinho e muito boa pois aprende-se que Mesmo que a comida seja bonita, gostosa e suculenta , ela pode fazer mal como frituras, doces, etc... Mas devemos comer também coisas saudáveis como verduras, legumes, frutas, entre outros alimentos para fortalecemos e ter uma saúde boa, Com vitaminas , etc...
    Aprendi bastante coisa, me diverti muito com as parodias e Achei muito bom .

    Vitoria Karoline 8A

    ResponderExcluir
  37. Gostei muito das paródias,porque ajudam muito a fixar o conteúdo.Aprendi que por mais que a comida seja suculenta,gostosa,com cheiro bom,ela pode fazer mal a nossa saúde.Devemos ter uma alimentação mais saudável para termos todos os nutrientes necessários para nossa saúde.

    Gustavo Felix 8º A

    ResponderExcluir
  38. Gostei muito das parodias por serem bem divertidas e porque assim fica bem mais fácil aprender o conteúdo.Aprendi que mesmo que o alimento seja bonito e gostoso ele pode fazer mal a nossa saúde.Para termos uma alimentação saudável precisarmos ter uma alimentação balanceada pois vitamina em excesso é hipervitaminose e a falta delas são avitaminose.Obrigado monica não tenho nenhuma pergunta.
    Nome:Pedro Lucas
    Sala:8A

    ResponderExcluir
  39. Gostei muito das parodias por serem legais e a fundo dela q e fixar o conteudo.Aprendi tb o mais gostoso q seja o alimento e ele ira ser prejudicial a saude.Para possuir uma boa alimentacao devemos ter uma alimentacao bem balanceada pois vitamina em excesso pode virar e mas sua faltaa tb pode virar uma doenca ! Era so isso mesmo... NOME:Gustavo Xavier SALA:8 A

    ResponderExcluir
  40. Cleisson 8°B
    Eu aprendi q é sempre melhor comer frutas,legumes e verduras do que comer doces,por q no nosso corpo tem que está tudo balanceado principalmente as vitaminas por isso nos tem que comer as melhores coisas mesmo que você ñ goste

    ResponderExcluir
  41. Monica aprendi muito vendo as paródias e anjo×diabinho eu aprendi muito pois tem que comer frutas legumes para ficar forte e cheio de energia pois se nos comemos so coisas gordurosas nos ficamos fracos e sem energia e prejudicar muito a saúde
    Samuel Oliveira 8*A

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas